segunda-feira, maio 20, 2024

despertar

Alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) visitam Rio Lima

No passado dia 8 de Outubro, pelas 14:00, os alunos do Centro de Aprendizagem, acompanhados das professoras Rosa Varajão, Adelaide Martins e Lígia Pedra efetuaram uma vista de estudo ao Rio Lima.
Ao saírem da nossa, Escola pararam no monumento dedicado a António Feijó, próximo dos Paços do Concelho. Na ponte, ao olharem para o rio, os alunos depararam-se com o crescimento de muitas plantas subaquáticas que libertam um gás. Este fenómeno denomina-se eutrofização e é causado pela abundância de nutrientes empregues na agricultura praticada nas margens do rio, dos quais as plantas se alimentam. Os adubos artificiais, usados em quantidade excessiva, são a causa deste fenómeno. As plantas, no seu processo de fotossíntese libertam o gás metano que é muito prejudicial aos peixes do rio.

Houve igualmente um momento de leitura em que se leu em voz alta um poema, composto pelo Afonso Mimoso e pelo seu pai. Esta visita foi pautada por momentos de sã convivência entre todos os participantes.
Perceção dos alunos ….
“O rio é lindo, mas estava muito poluído” “Não deitar lixo para o chafariz senão os peixes não podem viver e as gaivotas podem morrer”. Afonso Mimoso 8º C
“Para não poluir o rio temos que usar menos herbicidas”. Manuel Malheiro 7º B
“Quando vejo o rio do cimo da ponte, sinto-me calma” “Agora o rio está sujo, não se vêem patos nem rãs, nem peixes”. Inês Santos 6º B