Clubes

Comn o objetivo de estreitar a ligação entre diferentes ciclos de ensino e ajudar os alunos finalistas do 4.º ano de escolaridade a conhecer e ambientarem-se à sua futura escola, as turmas do 4.º ano das diferentes escolas que integram o Agrupamento António Feijó visitaram a escola sede, onde participaram em atividades e experiências, promovidas pelos grupos de Ciências Naturais e Físico- Química, orientadas por alunos do 9.º ano de escolaridade.

O Clube Ciência Viva também colaborou na dinamização desta atividade.

O entusiasmo e a descoberta foram a tónica destes momentos de intercâmbio e partilha.

Clubes
No último dia de aulas do segundo período, a sessão do Cineclube foi dedicada ao cinema de animação, com curtas-metragens provenientes de diferentes países, que fazem parte dos programas do Cinanima Júnior, a que o Agrupamento de Escolas António Feijó aderiu, por entender ser uma mais-valia na educação para a arte cinematográfica e na formação cultural dos alunos.
Também em contexto de sala de aula, vários alunos e professores puderem ver estes filmes e conversar sobre a mensagem de cada um, assim como das diferentes técnicas utilizadas: 2D, 3D e Stop Motion.
Clubes

A atividade do Cineclube Feijó voltou a estar em destaque na página eletrónica do Plano Nacional de Cinema.

Desta feita, sobre o Dia Escolar da Não Violência, foi referido o seguinte:

"Além das atividades regularmente realizadas no âmbito do Cineclube Escolar, O Dia Escolar da Não Violência e da Paz, em 30 de janeiro, foi assinalado na EB António Feijó, através de mais uma sessão especial do Cineclube, com o visionamento do filme Recreio, de Laura Wandel.  Cerca de 60 alunos, pertencentes às turmas 7.ºB, 9.ºC e 9.ºE estiveram presentes na sessão, sendo acompanhados pelas docentes Manuela Gomes, Alice Pinho e Isabel Fernandes. No final, puderam refletir acerca de alguns dos temas abordados ou aflorados no filme: o bullyig, a exclusão, o desemprego, a incapacidade de os adultos lidarem com situações a que, muitas vezes, permanecem alheios.

No dizer da professora Ana Margarida,

«Foi ainda interessante observar a forma como a câmara de filmar acompanha permanentemente a personagem principal, interpretada pela jovem atriz Maya Vanderbeque, captando de forma envolvente os seus sentimentos, e também o facto de toda a ação se passar num único espaço, a escola, com destaque para o recreio, palco privilegiado dos acontecimentos narrados.»

Agradecemos a colaboração e partilha à professora Ana Margarida Vieira Luciano, coordenadora da equipa do PNC a nível de escola".

O texto completo pode ser consultado aqui: https://pnc.gov.pt/node/650

Clubes

Foram apresentados na quinta-feira, dia 23 de março, no Auditório Rio Lima, os filmes realizados pelos participantes no  "Atelier de Cinema e Audiovisual",  promovido pelo Município de Ponte de Lima. Este programa de valorização da cultura cinematográfica, contou com a participação de alunos dos quatro agrupamentos de escolas do concelho.

Esta apresentação, com os resultados finais dos trabalhos efetuados pelos alunos traduzidos em filmes ou curtas metragens, permitiu verificar o sucesso desta iniciativa e a capacidade dos alunos no campo da produção cinematográfica.

Perante numerosa plateia, os alunos da Escola Básica António Feijó apresentaram três curtas-metragens, onde ficaram bem patentes temas como a amizade, a escola e o quaotidiano de um professor, assim como uma incursão no fantástico.

Clubes

No âmbito das comemorações do Dia de Ponte de Lima (4 de março), cerca de 80 alunos do 3.ºCEB da EB António Feijó e respetivos professores puderam assistir ao documentário sobre Ponte de Lima que foi filmado há precisamente 60 anos para a RTP por um filho da terra, Reinaldo Varela.

Trata-se de uma curta-metragem de cerca de vinte minutos que nos transporta para um imaginário já distante da Ponte de Lima de meados do século XX. Para além de podermos ver como era a vida e a paisagem nesse tempo, chamou-nos a atenção o facto de a locução do filme ser feita através das palavras de poetas que cantaram a região, entre eles o nosso patrono, António Feijó.

No final da sessão, os presentes tiveram ainda a possibilidade de conversar com o sr. Amândio Vieira, fotógrafo e homem da cultura local, que recuperou o filme, reproduzido com autorização expressa do realizador, concedida em 20 de fevereiro de 1990.

Entre outras informações e curiosidades, foi interessante saber que, no dia em que o documentário foi exibido na televisão, em 1964, muitas pessoas do concelho se deslocaram de autocarro à vila, para o poder visualizar num dos cafés que já tinham o aparelho, pois na maioria das casas ainda não existia.

Quem quiser saber mais sobre o filme e o seu autor, pode pesquisar no Portal Ponte de Lima Cultural: https://pontedelimacultural.pt/terra-pag.asp?t=paginas&pid=1304&mpid=1264.

Pode ainda ver o documentário completo aqui: https://youtu.be/b56FKIUsAkw.