segunda-feira, maio 20, 2024
Dia Escolar da Não Violência e da Paz

Entre ouitras atividades, o Dia Escolar da Não Violência e da Paz, 30 de janeiro, foi assinalado na EB António Feijó por mais uma sessão do Cineclube.

O filme Recreio, proposto pelo PNC, acompanha Nora, a protagonista, que tem “sete anos e regressou à escola com Abel, o seu irmão mais velho. Quando ela percebe que ele é constantemente atormentado por alguns colegas, quer protegê-lo e contar ao pai. Mas ele obriga-a a guardar segredo. A pequena vê-se assim dividida entre o que considera certo e a lealdade à promessa que fez.

Em competição na secção Un Certain Regard no Festival de Cinema de Cannes (onde arrecadou o prémio FIPRESCI), este é um drama sobre "bullying" e violência emocional entre crianças que conta com assinatura da realizadora belga Laura Wandel.” *

Cerca de 60 alunos, pertencentes às turmas 7.ºB, 9.ºC e 9.ºE estiveram presentes, sendo acompanhados pelas docentes Manuela Gomes, Alice Pinho e Isabel Fernandes. No final, puderam refletir acerca de alguns dos temas abordados ou aflorados no filme: o bullyig, a exclusão, o desemprego, a incapacidade de os adultos lidarem com situações a que, muitas vezes, permanecem alheios.

Foi ainda interessante observar a forma como a câmara de filmar acompanha permanentemente a personagem principal, interpretada pela jovem atriz Maya Vanderbeque, captando de forma envolvente os seus sentimentos, e também o facto de toda a ação se passar num único espaço, a escola, com destaque para o recreio, palco privilegiado dos acontecimentos narrados.

* (https://www.filmespnc.gov.pt/#/filmes/203/detalhes)