Logo
Artista Residente na Educação Pré-Escolar no 1.º CEB

O agrupamento de Escolas António Feijó, no âmbito do Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário, foi contemplado com o reforço de um recurso humano, uma Artista Residente, que vai desenvolver trabalho de base artística e cultural na Educação Pré-Escolar e 1º CEB, visando a concretização da medida “Arte e educação (teatro, música e dança)”. Este Plano de Desenvolvimento está centrado nas dimensões consideradas essenciais para o sucesso e inclusão educativos, nomeadamente: o aperfeiçoamento de competências sociais, emocionais e de desenvolvimento pessoal, o aprofundamento da relação entre a escola e a família e o envolvimento da comunidade na parceria para o sucesso.

A opção por esta medida, no domínio das artes, partiu do princípio de que a arte faz parte da vida e é uma necessidade fundamental para todos. Através das artes e das atividades culturais podemos ampliar a qualidade e a quantidade de vivências e competências, reforçando a abertura à comunidade e ao mundo. Com esta medida pretende-se promover o bem-estar social e emocional das nossas crianças, neste ano de incertezas. As artes poderão ser um instrumento essencial para ajudar nesta adaptação ao desconhecido, ao proporcionarem o desenvolvimento de competências emocionais, sociais, criativas e críticas.

Ao proporcionar às crianças momentos artísticos e culturalmente relevantes estaremos a contribuir para promover a formação dos afetos, a relação com o corpo, a valorização da autonomia, a capacitação para assumir os desafios e os falhanços, o prazer de aprender, de interpretar e de intervir no mundo, contribuindo deste modo para uma educação integrada. Outro dos objetivos a que nos propomos, passa pelo reforço do envolvimento da comunidade educativa nas atividades culturais das escolas.

A Artista Residente irá trabalhar em articulação com os educadores e professores dos grupos/turmas, desde a Educação Pré-Escolar ao 1.º CEB, desenvolvendo atividades que visam promover a transdisciplinaridade, tendo presente que a missão da educação artística passa pelo aperfeiçoamento do indivíduo na sua globalidade.

O espaço de sala de aula irá transformar-se para acolher experiências marcantes de criação e fruição nas áreas do teatro, da música e da dança, através de práticas artísticas e culturais, de caráter educativo singular.

Agrupamento de Escolas António Feijó © 2018. Todos os direitos reservados.