A Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos completa, este ano, 21 anos ao Serviço da Natureza! Corria o dia 11 de dezembro de 2000, quando foi promulgado o Decreto Regulamentar n.º 19/2000 que classificou a área, a pedido da Câmara Municipal de Ponte de Lima, como Área Protegida de Âmbito Regional.
As Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, que são ainda, desde 2005, Zona Húmida de Importância Internacional, ao abrigo da Convenção de Ramsar, constituem um verdadeiro santuário natural. Neste local, o visitante tem a oportunidade de conhecer a natureza tal como é e contactar com as diferentes espécies de fauna e flora, algumas consideradas raras ou em vias de extinção.
Considerado como um local de forte atração turística, podem ser destacadas as suas lagoas, envolvidas por passadiços de madeira, as veigas, onde ainda se cultiva milho, as pastagens naturais, limitadas por sebes à base de bosques de folhosas, o rio Estorãos, entre outros espaços que podem ser descobertos através da rede de percursos pedestres existente.
Na zona envolvente à Área Protegida, refira-se, as zonas de lazer fluvial, a ecovia das Lagoas, que estabelece a ligação da Área Protegida à Vila de Ponte de Lima e a Quinta de Pentieiros, que possui um conjunto de infraestruturas e equipamentos que complementam a Área Protegida na sua missão e onde muitos daqueles que visitam a área, costumam pernoitar ou simplesmente visitar. (https://lagoas.cm-pontedelima.pt/pages/972?news_id=7443)
O Agrupamento de Escolas António Feijó associa-se a estas comemorações, cumprimentando todos aqueles que tornaram possível e constroem, diariamente, este importante projeto pedagógico, que permite aos seus alunos beneficiarem dos ensinamentos necessários para crescerem como cidadãos responsáveis e comprometidos com a defesa do ambiente. As escolas do agrupamento participam em diversas iniciativas da Paisagem Protegida das Lagoas, assim como propuseram, para a edição 2022, três jardins para o Festival de Jardins das Escolinhas, este ano subordinado ao tema "Os Jardins e as Alterações Climáticas". As escolas básicas são: António Feijó, Ponte de Lima e Trovela.
O Projeto Ciência Divertida é outro dos que pontifica na promoção da cultura científica junto das crianças e alunos do agrupamento, animando os Espaços Ciência Divertida, criados em cada escola básica.
Parabéns Lagoas!