O Agrupamento de Escolas António Feijó vai estar em festa no próximo dia 1 de junho, dia em que é assinalado o 163.º aniversário natalício do seu patrono, o poeta e diplomata limiano, António Feijó.
Vão ser muitas e marcantes, as atividades previstas, que se prolongarão até ao final do dia 3 de junho.
Na quarta-feira, dia 1 de junho, a jornada arranca com "António Feijó contado e cantado", uma aula aberta orientada pelo professor João Carlos Velho, dirigida a alunos do 7.º e 8.º anos de escolaridade. De seguida, às 10h30, têm início as cerimónias públicas, junto do busto do poeta, são depostas flores e declamada poesia de António Feijó, por alunos da Escola Básica que tem o seu nome. De seguida, na sede do agrupamento de escolas, pelas 11h15, decorre a inauguração da exposição "António Feijó, o Poeta e o Homem", inicialmente apresentada na Embaixada de Portugal em Estocolmo e que é aberta ao público, pela primeira vez, em Portugal, na terra que viu nascer, e onde está sepultado, o poeta e diplomata. Durante a inauguração, usarão da palavra o Diretor do Agrupamento, José António Silva, Tito de Morais e um testemunho familiar, a cargo de D. Maria José Feijó Pinheiro Torres, encerrando o Presidente do Município de Ponte de Lima.
Durante a tarde, alunos dos 5.º e 6.º anos de escolaridade assistirão à peça "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhã", no Teatro Diogo Bernardes, encerrando o dia com a primeira sessão das "IV Jornadas António Feijó", com uma conferência de Adelino Tito de Morais, subordinada ao tema "António Feijó em Estocolmo". No âmbito destas jornadas, decorre ainda no dia 2 de junho a ação "Janelas Para o Mundo: Mesa de Partilha de Boas Práticas". O encerramento das comemorações acontecerá na sexta-feira, dia 3 de junho, com a realização de um Sarau Cultural, no Auditório Rio Lima.
Programa Completo das Comemorações
Inscrição nas IV Jornadas Feijó