segunda-feira, maio 20, 2024
Follow Us
COVID 19 - Informação à Comunidade Educativa

Tendo em conta o agravamento da situação epidemiológica, designadamente o aumento de casos positivos e medidas de isolamento na comunidade e no agrupamento, solicita-se a melhor atenção de todos os docentes, alunos, assistentes operacionais e, de uma forma geral, toda a comunidade escolar e educativa, para o cumprimento escrupuloso das medidas seguintes e do PLANO DE CONTINGÊNCIA do Agrupamento António Feijó, designadamente:

Na escola, convivem alunos, pessoal docente e não docente. Uns estão vacinados, outros não. Por isso, torna-se necessário reforçar o controlo relativamente às regras de prevenção à COVID, designadamente as que constam do Plano de Contingência. É fundamental reforçar essa informação, sobretudo junto dos alunos.
O distanciamento social, higienização regular das mãos, uso permanente de máscara, são essenciais, obrigatórias em espaços fechados e fortemente recomendadas ao ar livre, para todos os elementos da comunidade escolar;
Reforçar o arejamento das salas, mantendo sempre pelo menos uma janela e a porta da sala abertas;
Durante o momento do lanche, nos intervalos, os alunos devem comer em espaço reservado, não podendo manter-se em grupo.
Os alunos não devem partilhar telemóveis, comida ou outros objetos;
No momento da entrada e saída das salas, os alunos devem manter o distanciamento e circular em fila;
Antes de entrar nas salas, devem sempre desinfetar as mãos;
Os alunos não podem aglomerar-se junto à entrada dos blocos, devendo aguardar os toques no seu “grupo bolha” junto dos respetivos “Pontos de Encontro”;
Respeito pelos circuitos delineados nas respectivas escolas;
Promover, junto das famílias, a pedagogia da ação preventiva, isolando os alunos em caso de manifestação de sintomas e/ou contacto com casos positivos ou fortemente suspeitos. Estas medidas devem ser dadas a conhecer às famílias, alargando o seu conhecimento e potencial de intervenção às famílias dos nossos alunos.

A prevenção é um ato individual, com consequências no coletivo. Se um falhar, falhamos todos!

O Diretor do Agrupamento de Escolas António Feijó

José António Fernandes da Silva