Apesar dos constrangimentos da pandemia, o S. Martinho foi assinalado nas escolas do Agrupamento António Feijó. Castanhas e muitas atividades marcaram uma data incontornável da vida escolar.
Na Escola Básica de Ponte de Lima foram distribuídas, em cada uma das salas, as castanhas em dia de Magusto. Já na escola Básica da Feitosa, a Turma F3A fez um trabalho de pesquisa sobre proverbios alusivos à data. Este foi o resultado:
]]>A pandemia COVID-19 constitui um grande desafio para as escolas, obrigadas a adaptarem-se a novas circunstâncias e colocadas perante novos desafios. A emergência do ensino a distância, que passou à condição de necessidade permanente e duradoura, com a consequente capacitação de alunos, docentes e mesmo dos encarregados de educação, levou a escola Básica António Feijó, com a preciosa colaboração do Município de Ponte de Lima a avançar para a instalação de uma nova sala de informática, no espaço do bloco social. Trata-se de uma enorma mais-valia para a escola e para os alunos, ao nível da sua capacitação para utilização das plataformas de ensino a distância, essenciais para casos de isolamento profilático, assim como para o garante das necessárias condições para cumprimento do Plano de Contingência do agrupamento.
]]>Através da história “A Bruxa Mimi”, a turma do 1º ano da Escola Básica de Gandra comemorou o Halloween em sala de aula, com diversas atividades que primaram pela aprendizagem em moldes de diversão. Com recurso às expressões artísticas (pintura, recorte e colagem) foi trabalhada a caraterização das personagens da história, os números até 5 e os percursos.
Para terminar o dia em beleza, os alunos construíram um “Quantos-queres”, alusivo ao tema, com a técnica de dobragem.
O dia de Halloween foi assim vivenciado com alegria e magia!!!
]]>Apesar das restrições motivadas pela Pandemia da COVID-19, os alunos do agrupamento António Feijó assinalaram na sexta-feira, dia 30 o Halloween, "Dia das Bruxas", por ser o último dia útil antes do dia 31, data em que se assinala esta tradição anglo-saxónica.
O dia foi muito divertido, com um colorido diferente e muita fantasia. Na imagem um grupo de alunos da Escola Básica da Feitosa participam numa atividade, alusiva ao Halloween.
]]>Aprender a brincar…
A turma do 1º ano da Escola da Gandra comemorou o Dia da Alimentação de forma lúdica e divertida. Através da história “A menina que não gostava de fruta” foi possível trabalhar a oralidade e vocabulário, bem como fazer contagens e agrupar os frutos de acordo com as suas caraterísticas. Para terminar o dia em grande e promover a importância de uma alimentação saudável, cada aluno construiu a roda de alimentos, em forma de puzzle, que se encontram expostas na escola.
Foi um dia de grandes aprendizagens!
No passado dia 8 de Outubro, pelas 14:00, os alunos do Centro de Aprendizagem, acompanhados das professoras Rosa Varajão, Adelaide Martins e Lígia Pedra efetuaram uma vista de estudo ao Rio Lima.
Ao saírem da nossa, Escola pararam no monumento dedicado a António Feijó, próximo dos Paços do Concelho. Na ponte, ao olharem para o rio, os alunos depararam-se com o crescimento de muitas plantas subaquáticas que libertam um gás. Este fenómeno denomina-se eutrofização e é causado pela abundância de nutrientes empregues na agricultura praticada nas margens do rio, dos quais as plantas se alimentam. Os adubos artificiais, usados em quantidade excessiva, são a causa deste fenómeno. As plantas, no seu processo de fotossíntese libertam o gás metano que é muito prejudicial aos peixes do rio.
A turma do 4º ano da Escola Básica da Gandra, depois de explorar o tema “Alimentação Saudável”, realizou um desfio fantástico, em que cada aluno desenhou o seu fruto preferido, transformando-o num belo vitral cheio de cor e padrões.
Desta forma muito divertida, conseguiram uma simbiose perfeita entre a arte e alimentação.
Pelo terceiro ano consecutivo foi atribuída à Escola Básica António Feijó a bandeira verde, na sequência das boas práticas ambientais implementadas no estabelecimento de ensino, em busca da sustentabilidade. O envolvimento dos alunos em ações que visam a otimização de recursos, recolha seletiva de resíduos, promoção e manutenção de espaços verdes são alguns dos projetos em que a comunidade escolar esteve envolvida durante o ano letivo anterior. Projetos como a recolha de pilhas, lâmpadas, eletrodomésticos, horta biológica, charco pedagógico, espaços verdes e zonas de lazer são emblemáticos na escola e ajudam a fazer crescer junto dos alunos a sensibilidade ambiental de que devem estar providos todos os cidadãos.
]]>Há (nova) vida nas bibliotecas António Feijó!
Não obstante as limitações que o atual contexto de crise sanitária impõe, as nossas bibliotecas continuam firmes na sua missão de construir conhecimento, alargar saberes e levar alegria a todos os seus utilizadores.
]]>