quinta-feira, maio 09, 2024
Follow Us

despertar

Jornal Despertar

A forma como os alunos do 9.ºD viram o filme Djon África (sugestão do PNC para celebrar o Dia da Língua Portuguesa e da Lusofonia - 05 de maio) fez com que fosse uma das sessões mais interessantes das treze que o Cineclube António Feijó promoveu até agora, no presente ano letivo.
A  história  de Miguel “Tibars” Moreira, mais conhecido como Djon África, filho de cabo-verdianos, nascido e criado em Portugal, que decide aventurar-se além-mar, à procura do pai que nunca conheceu, interessou a plateia desde o primeiro momento. As paisagens, a banda sonora e o facto de a maior parte do filme ser falado em crioulo (o que à partida poderia ser um obstáculo à perceção do enredo) foram os aspetos mais apreciados.
Destaca-se ainda o perfeito enquadramento desta narrativa fílmica no tema aglutinador de projetos do nosso Agrupamento, "Descobrir as raízes",  pois a viagem do protagonista em Cabo Verde é, afinal, uma jornada de encontro com as suas origens.

Decorreu no Auditório da Escola Básica António Feijó mais uma sessão sobre “Sexualidade Saudável", dinamizada pela Equipa Saúde Escolar, no âmbito do Programa PES, dirigida aos alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico, neste caso o 8.º ano de escolaridade.

O grupo de voluntários "Amigos Prováveis" não pára de promover atividades e servir a comunidade. desta feita, organizou uma campanha de limpeza de espaço público, que incidiu na Ecovia dio Rio Lima, entre Ponte de Lima e a Gemieira. Participaram cerca de 20 voluntários e, como todas as ações deste grupo, esta ação foi um sucesso.

Os alunos da Escola Básica da Ribeira empenharam-se na elaboração de belos presentes para as suas mães, assinalando desta forma o "Dia da Mãe".

Decorreu no mês de abril a Visita de Estudo do 6.º ano de Escolaridade, da Escola Básica António Feijó, cujos alunos rumaram a Guimarães, onde visitaram o Castelo, Paço dos Duques e Museu Alberto Sampaio, numa jornada onde os alunos aliaram o enriquecimento cultural e o aprofundamento do conhecimento da história de Portugal, ao convívio e confraternização.

No âmbiro da iniciativa "Laço Azul", que pretende alertar para a problemática dos maus tratos na infância, os alunos da Escola Básica da Ribeira levaram a cabo, entre muitas outras, a atividade "Laço Humano", envolvendo desta forma tão impressiva a comunidade no mês do "Laço Azul", assinalado em abril. Para esta atividade, as famílias colaboraram com a decoração de guarda-chuvas azuis.

Decorreu no passado dia 19 de abril, no Rio Lima, o encontro de Desporto Escolar, na modalidade de canoagem, onde participaram diversos alunos da Escola Básica António Feijó.. 

No presente mês de maio decorreu no Auditório da Escola Básica António Feijó uma palestra sobre “Sustentabilidade alimentar", dinamizada pela Equipa Saude  Escolar  no âmbito do Programa PES, para os alunos do sétimo ano de escolaridade.

Entrar ou Registar-se