quinta-feira, maio 09, 2024

Biblioteca

Na passada sexta-feira, em Lisboa, em evento realizado durante a Feira do Livro, os alunos Pedro Rekas, Pedro Lago e o Ricardo Lima, acompanhados da sua professora Margarida Luciano, receberam das mãos das autoras de "Uma Aventura", Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães, o terceiro prémio do concurso, promovido pela editora Leya, "Uma Aventura", na categoria de texto original.
Os alunos deslocaram-se a Lisboa com o apoio do Município de Ponte de Lima, a quem o Agrupamento de escolas António Feijó agradece.
Em breve, num dos livros da coleção "Uma Aventura", será publicado o texto dos jovens aotures limianos.
Parabéns!
Biblioteca

Teve lugar entre 24 e 28 de abril a Semana da Leitura 2023 no agrupamento. Decorrente do tema aglutinador de projetos e sob o mote Com Bambi, no rasto do património popular português, esta iniciativa do Plano Nacional de Leitura contou com a visita dos escritores Alexandre Parafita às escolas de Trovela, Rebordões Souto, Ribeira e António Feijó, e Maria da Conceição Vicente às escolas de Ponte de Lima, Gandra e Feitosa. A obra destes autores portugueses privilegia a recolha, preservação e reinterpretação do património popular e lendário português, tendo como pano de fundo zonas de montanha e floresta portuguesa, nomeadamente a Serra do Caramulo e a região transmontana, tendo permitido um interessante cruzamento com as comemorações do centenário de Bambi, uma vida nos bosques, de Félix Salten, clássico da literatura infantojuvenil trabalhado no âmbito da educação literária, no agrupamento. De um modo geral, foi notório o envolvimento de docentes e alunos na preparação da visita dos escritores, salientando-se, positivamente, a elaboração de questões indutoras de diálogos interpretativos sobre as obras dos autores, assim como de trabalhos expostos que tornavam visível o cruzamento da literatura portuguesa contemporânea com o clássico de Salten.

Biblioteca
Os alunos Pedro Rekas, Pedro Lago e Ricardo Lima, do 7.º ano da Escola Básica António Feijó, obtiveram um honroso 3.º Prémio no concurso "Uma Aventura... Literária 2023", na modalidade Texto Original 3.º Ciclo (Trabalhos Coletivos), cujo texto original será agora publicado num dos novos volumes da coleção "Uma Aventura", da autoria de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães.
A entrega de prémios decorrerá no dia 26 de maio, pelas 14h30, no Pavilhão Carlos Lopes, junto ao espaço da Leya da Feira do Livro de Lisboa, que se realiza no Parque Eduardo VII.
Biblioteca

Os docentes do grupo de Português do 3.º CEB vão levar a cabo uma Feira do Livro Usado que se realizará nos dias 24 e 25 de maio, na Escola EB 2, 3 António Feijó. Para a realização desta atividade, vimos solicitar a colaboração de toda a Comunidade Educativa, designadamente dos Encarregados de Educação e Alunos, através da doação de livros usados (não estão incluídos manuais escolares). Os livros doados deverão ser entregues na Reprografia e serão vendidos no espaço escolar a um preço simbólico (0,20 a 2 euros). Seria importante que os docentes que pudessem levassem as suas turmas à Feira do Livro. O dinheiro resultante destas vendas destinar-se-á à compra de pequenas lembranças para os alunos vencedores de concursos, no âmbito da disciplina de Português, 3ºciclo.

Gratos pela sua colaboração,

Biblioteca

O autor/apicultor Paulo Santos percorreu, entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março, todas as escolas do Agrupamento António Feijó, para apresentar a sua obra "As Aventuras da Cuscas" e dialogar com os alunos sobre a sua atividade e a importância das abelhas para o equilíbrio do ecossistema.

A presença do autor nas escolas potenciou a produção de muitos trabalhos, na sequência da investigação que realizaram sobre o tema, assim como na leitura da obra de Paulo Santos.

Paulo Santos ainda teve oportunidade de dinamizar uma sessão para docentes e pais na Escola Básica António Feijó.

Esta importante e interessante atividade insere-se nos propósitos do Projeto Educativo do agrupamento e foi dinamizada pela Biblioteca Escolar.