Durante o ano letivo 2020/2021 continuar-se-á a desenvolver o Projeto Ciência Viva na Escola, continuando com a parceria da Casa da Ciência de Braga nas seguintes atividades:
Observação astronómica, através de um telescópio que tem tecnologia que se liga aos smartphones ou tablets e enviará a imagem do astro a observado, evitando assim possíveis contactos ou ajuntamentos entre os participantes;
Monitorização do Rio Lima, com a última saída de campo ao rio Lima, que deverá ser realizada com um grupo mais reduzido de alunos, integrantes da mesma turma, onde farão recolha de amostras em todos os pontos de análise, para evitar partilha de materiais entre turmas. A ação será transmitida para os restantes alunos das turmas envolvidas.
A escola sede dará continuidade à actividade do Clube de Ciências, com a colaboração de docentes de Ciências Naturais e de Físico-Química.
Os trabalhos a desenvolver na Horta Pedagógica continuarão a ser maioritariamente desenvolvidos em parceria com a turma PIEF. Os alunos terão oportunidade de conhecer, semear e observar o desenvolvimento das plantas, assim como as condições que necessitam para se desenvolverem. Sempre que possível será realizada a compostagem.
Relativamente ao Charco Pedagógico, os alunos no Clube de Ciências continuarão, em grupos mais restritos e com periodicidade a definir, a realizar visitas ao mesmo de modo a poderem observar os seres vivos que nele se encontram.
Também os docentes do Clube de Ciência continuarão a desenvolver o projecto Ensinar Ciência, com atividades experimentais na educação pré-escolar e no primeiro ciclo do ensino básico, permitindo o desenvolvimento da atitude científica e o interesse pela ciência. Os alunos têm, assim, oportunidade de experimentar, conhecer e aprender mais.