A turma do 3.º A, da Escola de Trovela, gostou tanto das atividades realizadas no Centro de Interpretação do Território, no ano letivo anterior, que este ano pretendia continuar a conhecer tradições, usos e costumes locais.
Face à pandemia, a turma não pode realizar as visitas habituais, mas vem o museu até à nossa escola, via digital. Recebemos as propostas do Centro de Interpretação do Território, “arregaçamos as mangas e mãos à obra!”
No mês de novembro aprendemos muito com a tecelagem. Recordamos usos e costumes do tempo mais antigo e recuperamos uma técnica de artesanato. Cada um de nós fez a sua pulseira, num pequeno tear de cartão com lãs. Depois partimos para os tapetes de trapilho. Há uma grande tradição nesta zona, muitas das nossas avós ainda fazem destes tapetes.
A proposta de dezembro tem a ver com o Natal, para além de várias propostas divertidas, uma delas é a construção de um presépio com material reciclado. Vamos dedicar-nos a este trabalho nos próximos dias. Por agora deixamos o resultado da atividade de novembro.
Os alunos do 3.ºA- EB Trovela