Para contextualizar, na "Semana da Leitura", partindo de um texto de Matilde Rosa Araújo, começamos a construir uma história inédita, que passava de turma em turma, até ser concluída a história. Após finalizar, partimos para a ilustração, seguindo o mesmo processo.
PARTILHA DE GRUPOS/TURMAS EB RIBEIRA
ERA UMA VEZ UMA MENINA CHAMADA CLARINHA. ESTAVA TÃO CHEINHA DE CALOR.
FOI PASSEAR NA FLORESTA E ENCONTROU UMA BORBOLETA COLORIDA COMO UM ARCO-ÍRIS…
GRUPO JI R2
QUANDO A BORBOLETA VOAVA E POUSAVA EM ALGUMA COISA, ELA FICAVA COM UMA DAS CORES DO ARCO-ÍRIS. QUANDO ELA SE APERCEBEU, QUIS COLORIR TODA A FLORESTA E TORNÁ-LA PRIMAVERIL...
TURMA R/2A
A BORBOLETA, POUSANDO DE FLOR EM FLOR, FOI COLORINDO TODA A FLORESTA. DE CONTENTES, OS ANIMAIS SAÍRAM DAS SUAS TOCAS E PUSERAM-SE A ADMIRAR, MARAVILHADOS, AQUELE ESPETÁCULO PRIMAVERIL…
TURMA R/4A
A CLARINHA CORREU ATRÁS DA BORBOLETA, PORQUE ELA QUERIA FICAR COLORIDA COMO A FLORESTA. OS ANIMAIS TAMBÉM QUERIAM FICAR COLORIDOS E FORAM FALAR COM A BORBOLETA…
TURMA R/1ª
DECIDIRAM IR À SUA PROCURA DIVIDIDOS EM PEQUENOS GRUPOS. AS AVES VOARAM PELA FLORESTA, OS PEIXES ATRAVÉS DA CORRENTE DO RIO E OS RESTANTES ANIMAIS FORAM PELOS CAMINHOS DA FLORESTA.
AS AVES ENCONTRARAM A BORBOLETA COLORIDA E FORAM AVISAR TODOS OS ANIMAIS. TODOS SE REUNIRAM NO CAMPO DAS FLORES DE VÁRIAS CORES E PERFUMES, ONDE ESTAVA A BORBOLETA.ELA OUVIU O PEDIDO DOS ANIMAIS E DISSE-LHES:
- MEUS QUERIDOS ANIMAIS, PENSEM BEM NA COR QUE QUEREM CADA UM DE VOCÊS. PORQUE ESSA CÔR FICARÁ PARA SEMPRE.
DEPOIS DE MUITO PENSAR, DECIDIRAM….
TURMA R/3ª
DECIDIRAM QUE OS PEIXES FICARIAM AZUIS; AS AVES DE VÁRIAS CORES E OS RESTANTES ANIMAIS DE ACORDO COM A SUA ESPÉCIE: VERDES, VERMELHOS, AMARELOS, LARANJA, CASTANHOS, COR DE ROSA E CINZENTOS.
A CLARINHA FICOU ADMIRADA AO VER TODOS AQUELES ANIMAIS COLORIDOS MUITO FELIZES.
JI R/1