quinta-feira, dezembro 12, 2024
Follow Us

despertar

EB António Feijó: Sessão “Prevenção dos Resíduos: Desplastifica-te”

Na Escola Básica António Feijó, no dia 24 de Novembro, os alunos do 6º D e do 6º F assistiram a uma sessão de sensibilização online sobre o plástico e a reciclagem, dinamização da colaboradora da DECOJovem, Dr.ª Sara Pinheiro e realizada no âmbito da disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação.

Esta sessão começou com a explicação do aparecimento do plástico, onde percebemos que ele é mais barato, leve, resistente, durável, reciclável, bom isolador térmico e elétrico e versátil. Ele surgiu para facilitar o transporte de alimentos e água pois antigamente tudo era feito com produtos naturais.

Está previsto que de 2019 a 2060 o consumo de plástico aumente cerca de 460 milhões de toneladas pois o número de produção de plástico tem vindo a aumentar desde 1950. Mais de 50% deste plástico não é reciclado.

Muitas pessoas pensam que quando queimam o plástico ele desaparece, mas o que acontece é exatamente o contrário quando queimado o plástico só polui o ambiente, e quando isto acontecer devemos moldá-lo e dar-lhe uma nova forma ou reciclá-lo.

Existem mais de 150 milhões de toneladas de plástico no oceano, nos quais 49% é plástico descartável, 27% são produtos de pesca (redes), 6% outros plásticos e os restantes 18% são produtos não plástico. Se isto continuar como está em 2050 não haverá peixe.

O máximo de tempo que o plástico pode demorar a degradar-se é de 400 a 500 anos, por exemplo: um saco de plástico demora de 10 a 20 anos, um cotonete demora 300 anos, uma garrafa de plástico demora 450 anos e um copo de plástico demora 50 anos. Uma única pessoa utiliza cerca de 90 sacos plásticos por ano o que é exagero e podia ser reduzido a 4 ou 5.

Para começar a ajudar o planeta (em relação ao plástico) devemos seguir os 5R´s: Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recusar. Para pôr isto em prática devemos: saber dizer que não, optar por soluções descartáveis, optar por embalagens de vidro, metal ou papel e dar uma nova vida (reutilizar os produtos).

A “Sirplaste” é uma empresa recicladora, ela recicla o plástico e vende para fábricas produtoras de plástico. Na “Sirplaste” o plástico já utilizado passa por diversas transformações: lavagem, secagem e depois é derretido em pequenas pedras, que são vendidas para fazer novas embalagens.

Se em algum estabelecimento de compra encontrares plástico a mais podes enviar uma fotografia para o email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. E seguir nas redes sociais: @decojovem

Francisca Magalhães e Diana Ferreira, 6º D

Entrar ou Registar-se