O Clube Ciência Viva da Escola Básica António Feijó, no âmbito de um projeto financiado pelo POCH, monitorizou o Rio Lima no espaço comprendido entre as pontes medieval e N. Sra. da Guia, durante os anos 2019 e 2020, atividade que contou com a colaboração da "Casa da Ciência de Braga", pertencente à "Rede de Centros Ciência Viva". Foram recolhidas amostras em quatro pontos e em diferentes momentos.
Neste trabalho estiveram envolvidos professores de Ciências Naturais e Ciências Físico-Químicas, assim como alunos de diversas turmas da Escola Básica António Feijó tendo, nos parâmetros biológicos e físico químicos, chegado à seguinte conclusão:
Parâmetros Físico-Químicos
Os parâmetros Oxigénio dissolvido" e pH encontram-se dentro do que é esperado;
Em relação aos Nitratos e Fósforo Total, os valores encontram-se acima dos valores tabelados, indiciando um aumento das plantas aquéticas que limitarão a realização da fotossíntese e respetivo transporte de oxigénio às diferentes espécies.
Parâmetros Biológicos
A presença de alguns macroinvertebrados nas amostras recolhidas, permitiu classificar a qualidade da água como boa;
A poluição é diminuta, apesar de ser ter encontrado alguns vestígios nas margens.
Para dar a conhecer os resultados do trabalho à comunidade escolar e educativa, o Clube Ciência Viva editou um desdobrável onde é apresentado o trabalho e estudo realizados.