No âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular - DAC, as turmas 5º F, 6ºA, 6ºB, 6.ºC, 8ºB, 8ºC, 8ºGº e 9ºF construíram projetos curriculares que deram espaço às práticas de articulação vertical.
Com o objetivo de despertar o interesse pelas Ciências Naturais nos alunos do 2º ciclo, foram partilhados conhecimentos pelos alunos mais velhos, tais como: constituição e funcionamento de microscópio; processos utilizados na preparação de material para observação ao microscópio; observação de seres unicelulares e células eucarióticas animais e eucarióticas vegetais.
Já em laboratório, os alunos dos oitavos e nono anos, transmitiram os saberes e cruzaram aprendizagens através da dinamização de uma atividade laboratorial, na qual os alunos do 5º e 6º anos participaram ativamente.
As aprendizagens foram uma preciosa ferramenta para o trabalho colaborativo entre alunos, alunos e professores e para o sucesso das aulas. A descoberta, a partilha e a discussão de opiniões, entre os ciclos foram fundamentais para a continuidade das aprendizagens.
Até ao final do ano, irão decorrer novas experiências dentro do mesmo conceito.