A Horta Biológica enriquece a nossa Escola com um novo instrumento pedagógico e uma estratégia didática para a abordagem do ensino das ciências, da cidadania e da sustentabilidade, quer no ensino regular quer na Educação Especial, proporcionando abordagens significativas transversais a várias áreas do saber.
O Projeto da horta biológica foi idealizado e iniciado em 2018, no âmbito do módulo Homem e Ambiente lecionado na Turma PIEF, medida socioeducativa e formativa de inclusão, de caráter temporário e excecional, a aplicar a jovens dos 15 aos 18 anos que se encontram em risco e/ou perigo de exclusão escolar e social depois de esgotadas todas as outras medidas de integração escolar. Visa favorecer o cumprimento da escolaridade obrigatória e a promoção social conferindo uma habilitação escolar de 2.º e/ ou 3.º ciclos.”
Os problemas do solo e as possíveis soluções para os mesmos, entre elas a Agricultura Sustentável, fazem parte dos conteúdos abordados no referido módulo o que nos levou a colocar em prática os conhecimentos adquiridos.
Com o contributo da Direção da Escola, desde logo na cedência do espaço escolhido, iniciámos o nosso projeto. Numa primeira fase foi necessário derrubar algumas árvores (salienta-se que não se tratava de espécies autóctones), e preparar o terreno para a posterior sementeira/plantação. Nesta fase iniciámos também a página de Facebook da turma/Projeto, forma de divulgação das atividades desenvolvidas.
Para iniciar o projeto tivemos o contributo importante da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima na preparação do terreno (lavra), e na cedência do adubo natural.
Na segunda fase do projeto (ano letivo 2019/2020), no âmbito de outro projeto, Ciência Viva, a nossa horta foi inserida nas atividades anuais do mesmo, tendo-se desenvolvido atividades complementares, designando-se o novo projeto de HortArt, Horta com Arte. Até março desse ano letivo tivemos o contributo do Engenheiro Miguel, da Instituição NovaMente, com a qual foi realizado um protocolo para o projeto.
No ano letivo 2020/2021 o projeto da horta continuou a ser implementado, com o contributo da Direção do Agrupamento, da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima e da Câmara Municipal.
Os principais produtos cultivados foram a ervilha de quebrar, a fava, couve galega, nabiça, couve nabiça e alface, sendo toda a fase de fertilização do solo feita de forma natural, através de estrume de vaca, cinza ou produto do compostor natural construído no espaço da horta.
Atividades a implementar no ano letivo 2021/2022
- Preparação do terreno (limpeza, lavra e correção do solo);
- Realização de sementeiras e plantações variadas;
- Colocação de placas de identificação das culturas da horta;
- Realização de visitas à horta pelos alunos do 1.º ciclo;
- Colocação de um compostor para o aproveitamento de produtos/restos da cantina, folhas das árvores do recinto escolar e das culturas da horta...);
- Confeção de refeições, com produtos da horta, na sala CAA;
- Colocação, junto da vedação, de outdoors informativos, apelando à adoção de um estilo de vida saudável.