domingo, janeiro 05, 2025
Follow Us
Parlamento dos Jovens Mobilizou Escola António Feijó

O trabalho de preparação da edição 2021/2022 da iniciativa "Parlamento dos Jovens" começou ainda em outubro, com o convite e motivação das turmas, para se envolverem nos diversos momentos deste programa.

Na primeira semana de novembro foi afixado, no bloco administrativo, um cartaz com o apelo à participação de todos os alunos, com divulgação do tema em debate: “Que Estratégias Para O Combate à Desinformação?”. 

O convite ao Deputado para se deslocar à nossa escola, para uma sessão de esclarecimento, acabou por não ser possível de concretizar, em virtude da Assembleia da República se ter dissolvida.

Fruto do trabalho realizado e da dinâmica imprimida, os alunos foram-se organizando e formaram listas com os seus programas eleitorais. No dia 20 de novembro foram afixados, no bloco administrativo e na sala dos alunos, a constituição da comissão eleitoral, o programa eleitoral das três listas envolvidas e os seus respetivos deputados. 

Este ano letivo, devido às contingências da Pandemia, não foi possível fazer uma campanha tão formal e envolvente como em anos anteriores, a qual se tornou, por isso, menos visível. Esta decorreu entre os dias 18 e 19 de janeiro. Os alunos foram utilizando as redes sociais para divulgarem as suas medidas e argumentos.No dia 21 de janeiro realizou-se a eleição dos deputados para a Sessão Escolar. Os elementos da comissão eleitoral, distribuídos pelos três edifícios que correspondem às salas de aula, recolheram, em cada uma delas, a intenção de voto dos alunos.  

No dia 24 de janeiro, entre as 15:30 e as 17:00, realizou-se a Sessão Escolar, na qual foi aprovado o Projeto de Recomendação da escola, bem como eleitos os representantes à Sessão distrital.  

O Parlamento dos Jovens foi criado em 1995, sendo um projeto desenvolvido pela Assembleia da República Portuguesa com o objetivo de promover e incentivar o trabalho democrático aos alunos do Ensino Básico e Secundário, simulando o processo das Eleições Legislativas de Portugal. 

Constituem objetivos do Programa:  

Educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política; 
 

Dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de 
todos os cidadãos portugueses; 
 

Promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de 
formação das decisões; 
 

Incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente; 
Este ano letivo o tema é “Que Estratégias Para O Combate A Desinformação?” 

Proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais; 
 

Estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito 
pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria; 
 

Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu 
presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.

Entrar ou Registar-se