Dois professores e cinco alunos, da Escola António Feijó – Ponte de Lima, chegaram este domingo à capital da Letónia, Riga, a fim de participarem na primeira mobilidade do Projeto Erasmus+ “Jovem Europeu Saudável”, coordenado pela escola Osnovna šola Sladki Vrh, da Eslovénia.
Participam neste projeto internacional cinco países europeus. Para além de Portugal, Letónia e Eslovénia estarão também presentes professores e alunos da Roménia e da Eslováquia.
A participação neste projeto proporcionará aos alunos o contacto com outras culturas, alargando horizontes, promovendo a disciplina, a responsabilidade, a tolerância e a cooperação.
De referir que já na próxima semana, outro grupo da escola António Feijó, dois professores e cinco alunos, irá partir para a Istambul, na Turquia, para participar no projeto Erasmus+ “Differently Identical”. Participam neste projeto Portugal, Turquia, Croácia e Sérvia, este último como coordenador.
Através da criação de novos momentos e espaços para o pleno desenvolvimento de competências do século XXI, a atividade Aulas à la Carte constitui-se numa iniciativa de gestão curricular autónoma, que visa a promoção de uma cultura de liberdade de escolha, respeito pela diferença e gosto pelo conhecimento.
O atual normativo que preconiza a autonomia e flexibilidade curricular sugere que se deva garantir na ação educativa a diversidade das estratégias de ensino e aprendizagem e fomentar, não só a participação democrática dos alunos mas também o seu envolvimento no desenho de opções curriculares. A implementação de tais princípios é facilitada com o estímulo e apoio das lideranças escolares à criação de programas, projetos e atividades que permitam aos professores realizar trabalho colaborativo, renovar os repertórios de práticas e desenvolver as competências – nomeadamente a criatividade – para assim realizarem a mudança necessária e proporcionarem aos alunos as experiências de aprendizagem universalmente pretendidas: transversais, enriquecedoras e significativas. A conceção do projeto “Aulas à la Carte” assentou nesses pressupostos, pretendendo ainda a eliminação de algumas barreiras à criatividade docente. Concretiza-se com a criação de um momento pontual (uma unidade de tempo letiva) onde os alunos podem escolher a aula a que pretendem assistir, atendendo às disponibilizadas num menu elaborado por professores da escola. Os professores envolvidos devem conceber as aulas do menu sobre temas de complemento curricular (extensões, curiosidades, etc.), podendo dar azo à criatividade e experimentar estratégias que entendam que resultam na motivação dos alunos para a aprendizagem. A implementação do projeto constituiu-se na primeira ação de um primeiro ciclo de investigação-ação, metodologia adequada à resolução criativa e colaborativa de problemas no contexto profissional. Envolveu na sua 1.ª edição 43 professores, 2 psicólogos do Serviço de Psicologia e Orientação e cerca de 900 alunos do 2.º e 3.º ciclos. Registou-se, através das características das aulas propostas a emergência espontânea da colaboração entre docentes e de novas práticas de ensino, como por exemplo o estabelecimento de conexões através da criação de espaços de articulação curricular, aulas de campo, atividades em grupo e envolvendo temas/recursos/produtos mais próximos dos interesses dos alunos. Os professores participantes avaliaram positivamente as aulas que dinamizaram e o projeto de uma forma global, registando-se um número elevado de sugestões de maior frequência de implementação de “Aulas à la Carte” em cada ano letivo.
A implementação consistente do Decreto-Lei 55/2018 implicará, em muitas escolas, na mudança de práticas enraizadas de ensino e avaliação de muitos professores. Caberá assim às lideranças escolares enfrentar as resistências a essas mudanças com uma estratégia intencional de supervisão pedagógica, através, por exemplo, da dinamização e apoio a projetos de experimentação controlada de práticas pedagógicas inovadoras e que se mostrem facilitadoras do desenvolvimento das competências do perfil do aluno para o século XXI.
ACD: Diversifier et Innover en cours de FLE à l’aide de la plateforme collaborative IFProfs (Docentes dos Grupos 210, 300 e 320)
Integrada na Semana da Francofonia 2020, realiza-se no dia 20 de março, na Escola Básica António Feijó, Ponte de Lima, a ação de curta duração Diversifier et Innover en cours de FLE à l’aide de la plateforme collaborative IFProfs, destinada a docentes dos grupos 210, 300 e 320.
A didática do francês, língua estrangeira, evoluiu, consideravelmente, nos últimos anos, ao centrar o sucesso das aprendizagens no papel ativo que deve assumir o aluno na sala de aula e na interação constante que deve existir entre professor/alunos e alunos/alunos.
Neste contexto, a construção de novos recursos e a participação em projetos colaborativos apresentam-se como mais-valias para implementar metodologias/estratégias diversificadas dentro e fora da sala de aula e novas dinâmicas que despertem o interesse do grupo turma para as aprendizagens da língua francesa.
Para facilitar a tarefa do professor de FLE na pesquisa e/ou construção de materiais didáticos inovadores, propõe-se uma formação de curta duração para divulgar o enorme potencial pedagógico da plataforma IFProfs Portugal, inaugurada no XXVII Congresso da APPF, em janeiro de 2020. Ao longo da sessão, divulgar-se-á, por um lado, a diversidade dos recursos gratuitos disponíveis nesse espaço online, e, por outro lado, apresentar-se-ão as mais-valias dessa plataforma para a criação, divulgação e valorização de projetos colaborativos.
Prestar-se-ão, por último, os esclarecimentos necessários para facilitar a criação das contas dos participantes e o manuseamento da plataforma pelos mesmos.
A inscrição nesta ACD pode ser feita através do link https://forms.gle/PDrBpHKp8JLuXRYp9
A equipa da Escola Básica António Feijó, constituída pelos alunos Adriana Gama, Maria Eduarda Pereira, Maria Rafaela Martins e pelo suplente Joel Roteia, foi eleita na sessão Distrital do Parlamento dos Jovens para representar o distrito na Sessão Nacional, que terá lugar nos dias 4 e 5 de maio na Assemleia da República, em Lisboa.
Pelo segundo ano consecutivo, o desempenho dos jovens deputados da E. B. António feijó mereceu a confiança dos pares. Juntamente com os alunos de Ponte de Lima, foram eleitos os deputados das escolas de Melgaço e Abelheira, num total de 15 deputados que representarão o distrito em Lisboa.
Participaram na Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens, destinada ao Ensino Básico, alunos de 15 escolas que, na capital, defenderão propostas para fazer face ao problema da violência doméstica e no namoro.
Ontem, dia 1 de março comemorou-se o Dia da Proteção Civil, instituído a nível mundial pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC), e a nível nacional por despacho do Ministro da Administração Interna (Despacho n.º 6915/2008).
Em Portugal e no mundo, a efeméride visa chamar a atenção dos cidadãos e das sociedades para a importância da proteção civil na salvaguarda da vida humana, da propriedade, do património cultural e ambiental face à ocorrência de acidentes graves ou catástrofes; prestar tributo a todos os agentes de proteção civil e promover a reflexão e o diálogo em torno dos riscos a que territórios e populações estão sujeitos, e o papel que cabe a cada um de nós, cidadãos, no esforço coletivo de criação de comunidades resilientes, próprias das sociedades mais desenvolvidas.
De acordo com a Organização Internacional de Proteção Civil, o tema do Dia Internacional da Proteção Civil de 2020 é o seguinte: “Civil Defence and First Aider in every Home”.
O tema vem sublinhar o papel fundamental que um cidadão bem preparado desempenha em caso de emergência ou ocorrência de catástrofe, destacando o papel ativo que os cidadãos podem e devem ter na sua proteção e na segurança coletiva.
A proteção civil é um sistema de múltiplos agentes, valências e instrumentos de atuação. Um cidadão consciente dos riscos e dos contributos que pode dar para os evitar ou para atenuar as suas consequências é, por princípio, um agente ativo de proteção civil, desempenhando um papel fundamental no sistema.
No próximo dia 4 de março a ANEPC / CDOS de Viana do Castelo assinalará esta comemoração com uma Exposição de Meios de Agentes de Proteção Civil, na Praça da República em Ponte da Barca, das 9h às 17h, onde contamos com a visita de todos.
No Agrupamento de Escolas António Feijó está em funcionamento o Clube de Proteção Civil, que leva a cabo várias iniciativas durante o ano, designadamente disseminando informação importante junto da comunidade escolar e organizando simulacros e exercícios de evacuação.
TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL!
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