Ao longo das sessões do projeto Escola de Pais António Feijó 2020/2021 tem sido enfatizada a importância de organizar atividades em família, sendo as experiências ao ar livre uma opção com múltiplos benefícios, especialmente nos tempos atribulados, atípicos e restritivos que atravessamos.
Considerando que a aprendizagem pode ocorrer em qualquer momento e em qualquer lugar, na sequência de estímulos apropriados, propomo-nos, nesta última sessão temática, refletir sobre: (1) os benefícios das atividades em família na Natureza, em particular dos trilhos, para os diversos domínios da aprendizagem e (2) como fazer destas experiências oportunidades de construção de conhecimento e desenvolvimento de capacidades e competências que possam contribuir para melhorar o desempenho escolar das crianças.
A sessão é já na próxima segunda-feira, dia 24 de maio, às 19h, e será dinamizada pela Doutora Fátima Fernandes, cocoordenadora do projeto.
Nota biográfica da formadora
Maria de Fátima Fernandes é Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de Matemática Elementar, pela Universidade do Minho, Mestre em Biologia e Geologia em Contexto Escolar pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Licenciada em Professores do Ensino Básico, variante de Matemática e Ciências, pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Os interesses de investigação centram-se no ensino e aprendizagem, em particular da Matemática e das Ciências dentro e fora da sala de aula, nas conexões dentro da matemática e entre a matemática e outras áreas do conhecimento e nas práticas de ensino e aprendizagem que envolvem articulação curricular e/ou promovem o desenvolvimento do pensamento crítico.
É membro do Centro de Investigação em estudos da Criança e integra a equipa de Coordenação do Núcleo regional de Viana do Castelo da Associação de Professores de Matemática, sendo inclusivamente representante ao Conselho Nacional.