Outubro é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, o contexto (e o pretexto) ideal para (voltar a) pôr a Biblioteca em ebulição.
Embora ao longo dos dois últimos anos a biblioteca se tenha reinventado para contornar as limitações impostas pela crise sanitária que atravessamos, nunca deixando de estar presente para alunos, docentes, famílias e comunidade em geral, tivemos de abdicar de muitas das atividades presenciais que enchem de vida o nosso espaço.
Estamos, pois, todos desejosos de voltar a encher as nossas bibliotecas de alunos e de movimento.
Decorrente do tema do novo Projeto Educativo - A Minha Escola é o Mundo, e do tema aglutinador de projetos 2020/21 - Janelas para o Mundo, o plano de atividades da BE para o presente ano letivo traz algumas novidades, como o Kamishibai Plurilingue, a Iniciação à Filosofia para Crianças e Jovens, a Literacia Familiar e o regresso em força da Biblioteca à la Carte, atividades e projetos dos quais daremos mais informações oportunamente.
Durante o mês de setembro, preparamos novas aquisições de fundo documental no âmbito dos projetos em curso, fizemos formação de utilizadores para todas as turmas de 5º ano e respetivos diretores de turma, e formação para todos os docentes com horário na BE, elementos que em muito contribuem para que este seja, efetivamente, um lugar de prazer e de encontro com o saber. Organizamos algumas seleções temáticas de livros e ainda lançamos o desafio especial regresso às aulas "Como tomar conta de um capuchinho vermelho".
No mês de outubro, como é tradição nas bibliotecas de António Feijó, pega tudo, que é como quem diz arrancam todos os projetos. Está tudo preparado!
Começamos com as comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, que este ano tem como tema Contos Tradicionais e Contos de Fadas de todo o Mundo, cujo programa promete encher as medidas até à fada mais exigente!
Fiquem, pois, atentos, pois muitas novidades e boas surpresas vão acontecer nas nossa bibliotecas.
Iremos dando conta por aqui!