segunda-feira, maio 20, 2024
Agrupamento Contemplado no Programa "Leitura em Família"

O Agrupamento de Escolas António Feijó foi um dos 94 agrupamentos do país contemplados no âmbito da candidatura ao Programa "Leitura em Família", da responsabilidade da Rede de Bibliotecas Escolares - RBE, para o ano 2023. Este é mais um reconhecimento e um contributo para o trabalho que o Agrupamento de Escolas António Feijó tem realizado no âmbito da promoção e apoio à formação de crianças e jovens leitores, tendo o agrupamento sido já contemplado com diversos prémios, menções e aprovação de candidaturas, que muito têm contribuído para o reforço do fundo documental das bibliotecas das escolas do agrupamento.

Conheça os  94 agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas apoiadas em 2023, no âmbito das inscrições no Leitura em Família.

De acordo com a RBE, "a evidência científica tem sublinhado o papel preponderante das famílias na educação, com incidência relevante em atividades facilitadoras da leitura emergente e na viabilização de momentos de leitura a par. A exposição das crianças a modelos positivos de leitura e escrita poderão desenvolver atitudes e conhecimentos facilitadores do desenvolvimento da sua literacia. Está provado que quanto mais cedo os livros e a leitura em voz alta entrarem na vida das crianças, melhor.

A leitura é uma das capacidades mais importantes do ser humano e uma das principais condições para aprender. Neste contexto, a escola e a família têm uma responsabilidade acrescida sobre a forma como, em conjunto, podem potenciar a aquisição da competência leitora e fazer de cada criança um leitor para a vida.

Acompanhando as necessidades de socialização primária com a leitura e a universalização do pré-escolar e contribuindo para a melhoria das aprendizagens, o PNL associa no Leitura em Família os projetos Leitura em Vai e Vem, dirigido às crianças do Pré-Escolar, e o Já Sei Ler, para o 1.º Ciclo, criando espaço para as famílias acederem a sugestões de atividades que podem dinamizar com os mais pequenos.

No ano letivo 2021/2022 o PNL2027 apoiou 95 Agrupamentos de Escolas no desenvolvimento destes dois programas de promoção da leitura".