Que a leitura traz benefícios ao nível do enriquecimento lexical e da correção ortográfica, que, por sua vez, se traduzem num melhor desempenho escolar, é uma ideia globalmente aceite. E se a leitura puder também contribuir para o bem-estar e felicidade das crianças e das famílias?
Num momento dominado pela tecnologia, pela velocidade, pela fragmentação de informação, e pela incerteza, a leitura apresenta-se como um convite a abrandar, a refletir e a (re)descobrir a beleza e a grandeza do que nos rodeia.
Tendo por base estas questões, nesta sessão propomos uma reflexão sobre as potencialidades do livro e da literatura para a infância, acompanhada da partilha de sugestões diversificadas, visando um renovado olhar sobre o livro e a sua versatilidade, assim como a integração da leitura nas rotinas da família, transformando-a num verdadeiro valor.
Esta sessão terá lugar no dia 22 de fevereiro, e será dinamizada pela professora Lúcia Barros, cuja nota biográfica pode ser consultada AQUI.
No dia em que retomamos a atividade letiva na modalidade de Ensino à Distância, o tema da sessão na nossa Escola de Pais não poderia ser mais adequado.
E, por isso, decidimos abrir esta sessão a todos os pais interessados, que devem, para o efeito, preencher o formulário de contacto desta página (menu à direita), para que possamos enviar o link de acesso à sessão, que decorre no dia 8 de fevereiro às 19h (duração prevista de 1h e 15m).
Neste encontro, a Doutora Fátima Pereira propõe uma reflexão sobre a importância e as possibilidades da organização do espaço e do tempo em família para uma gestão o mais equilibrada possível entre vida familiar e a Escola em casa, acompanhada de um conjunto de estratégias, onde se valoriza o lúdico e o lado informal da aprendizagem.
"A situação de pandemia que temos vivido e os confinamentos que a mesma nos impôs enquanto sociedade, trouxe novos e renovados desafios também às famílias, nomeadamente em contexto de ensino à distância mediado pelas tecnologias. Partindo do reconhecimento de que as realidades familiares são muito diversificadas, propomo-nos refletir sobre a importância (e possibilidades) da organização do espaço e do tempo em família para uma gestão o mais equilibrada possível entre vida familiar e a Escola em casa. Por outro lado, reconhecendo-se as mais-valias de um processo de complementaridade entre a ação das famílias e a ação da Escola no processo educativo das crianças e jovens, propomo-nos refletir também sobre a importância (e possibilidades) de, em contexto familiar, se potenciarem aprendizagens diversificadas e em sentido amplo, recorrendo ao lúdico e a outras estratégias informais."
Nota Biográfica da Formadora:
Maria de Fátima de Sousa Pereira é licenciada e doutorada em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. É Professora Adjunta na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), onde coordena a licenciatura em Educação Básica. A sua atividade docente e investigação, no âmbito da formação de professores, incide sobre questões relacionadas com o desenvolvimento e gestão do currículo, avaliação educacional, políticas educativas e curriculares e inovação educacional para a melhoria do ensino e da formação de professores.
Outras sessões da Escola de Pais:
Sessão 4 - Avós e Netos, o Contributo da Criança para um Envelhecimento Saudável
Sessão 3 - O Lugar dos Afetos no Desenvolvimento da Curiosidade e da Motivação
Sessão 2 - Soltem as Crianças! Atividades ao ar livre para as Quatro Estações
Sessão 1 - A nossa Escola em Tempos de Pandemia
Foto: Getty Images
A encerrar um ano que ficará na memória de todos nós, sentimo-nos de alma cheia e de coração a transbordar. Apesar de 2020, e graças a 2020, a família ELF cresceu, novos livros conheceram novos leitores (e alguns conquistaram lugares especiais na vida de muitos de nós).
Ao longo do ano, contamos com mais uma edição ELF, que nos fez regressar ao lugar onde tudo começou; criamos e dinamizamos as rubricas Fiquem em casa e (re)descubram o prazer e ler juntos e Calendário de Leituras de Advento, que possibilitaram experiências de proximidade e de novas abordagens aos livros; apresentamos mais de 130 sugestões de leitura, distribuídas por diferentes temas e rubricas, e mais de 100 propostas de atividades; estreitamos a comunicação com os nossos leitores no Facebook e no Instagram; continuamos a integrar as ações aLer+2027; fomos duplamente distinguidos com o selo Escola Amiga da Criança; e brindados com maravilhosas partilhas de experiências, que se traduziram em belíssimos trabalhos.
Não é, portanto, de estranhar que estejamos de alma cheia e de coração a transbordar: OBRIGADA A TODOS!
Em jeito de agradecimento, trazemos uma seleção de livros com coração dentro (pois ao coração todos falam). São quatro obras de 2020 que, em nosso entender, encerram uma poderosa e pertinente mensagem para uma era que se quer nova.
Estes quatro trabalhos, que se ligam pelo coração, abrigam quatro histórias de amor bem distintas entre si. A alma perdida, uma obra da polaca Olga Tokarczuk, prémio nobel da literatura, ilustrada pela inconfundível Joanna Concejo, dirige-se a pequenos e (sobretudo) a grandes leitores, e constitui uma poderosa reflexão sobre o ritmo frenético que atualmente levamos (e com o qual compactuamos), e as consequências de uma vida de superficialidade.
Revemo-nos com facilidade em Jan, o protagonista, que depois de um episódio em que se esquece de quem é, recorre a uma sábia médica que lhe apresenta um curioso diagnóstico e um inesperado tratamento:
"- Se alguém pudesse olhar para nós lá do alto, veria que o mundo está repleto de pessoas que correm apressadas, transpiradas e muito cansadas, e que atrás delas correm apressadas as suas almas perdidas (...)"
"(...) O senhor tem de encontrar um lugar onde se sinta bem, sentar-se aí tranquilamente e aguardar pela sua alma. (...)"
A formação docente a partir da BE é uma prática corrente das Bibliotecas António Feijó, pois acreditamos que o sucesso da formação de leitores reside numa sólida formação de mediadores. Anualmente, e em função dos projetos em desenvolvimento no agrupamento, a BE desenvolve, na modalidade de Ações de Curta Duração, formação dirigida a grupos específicos de docentes.
Num ano em que as atividades (diretas) com alunos se encontram muito condicionadas, e de modo a contornar este desafio, reforçamos a nossa aposta nesta valência da BE. Assim, no seguimento do conjunto de ações informais que desenvolvemos no 1º trimestre, vamos dinamizar durante os meses de fevereiro e março duas ações de curta duração (ACD) de três horas.
A segunda ação, Educação Literária. Questionamento: Sim. Questionário: Não., terá lugar nos dias 24 de fevereiro e 3 de março, e incidirá na apresentação e experimentação de estratégias de abordagem ao texto literário, indutoras de reflexão e potenciadoras da criatividade.
As ações, de caráter teórico-prático, serão dinamizadas pela coordenadora da BE, professora Lúcia Barros, e terão lugar na Plataforma TEAMS, das 17:30h às 19h.
Tendo em conta a componente prática das ações, e de modo a permitir uma efetiva interação e construção de conhecimento, o número de participantes é limitado a 15 docentes em cada ação.
As inscrições decorrem até ao dia 1 de fevereiro, devendo ser feitas através de formulário próprio, disponível AQUI.
A biblioteca continua convosco.
Tal como falamos aquando da abertura do ano letivo, o projeto de leitura em articulação com a família que delineamos para 2020/2021, Canteiros de Histórias, desdobra-se em três eixos temáticos, tendo por base um conjunto de obras literárias de potencial receção infantil dentro dos temas, e pressupõe a vivência de uma experiência em família, que poderá resultar num produto final.
Às várias escolas do agrupamento já começaram a chegar ecos deste projeto: trabalhos e testemunhos que revelam, por um lado, a tónica que é colocada no processo, que é onde reside a verdadeira experiência, e, por outro, as potencialidades da leitura literária em ambiente familiar, quer ao nível do desenvolvimento das várias literacias, quer do estreitamento de laços afetivos entre os vários elementos, e as diferentes gerações.
Dentro do eixo temático Ritmos da Natureza, a proposta consiste na construção de um Canteiro (na horta, no jardim, em vaso, em garrafa, em lata…) que sirva experiências de germinação, crescimento, floração, frutificação, etc, e que tenha por base a leitura realizada dentro do tema. O canteiro literário que podemos ver na imagem mostra-nos, por exemplo, as possibilidades de associação da leitura a experiências "verdes". Este bonito vaso trará sempre à memória a leitura que esteve na base da sua construção.
O eixo temático Representações da Infância pressupõe a construção de um mini livro artesanal, em formato original, que tenha por base a leitura realizada (uma personagem, um cenário, uma mensagem, uma inquietação…). Os trabalhos que a seguir apresentamos mostram duas ideias bem originais de concretização.
No primeiro trabalho, a partir da obra Quando eu Nasci, a família da Letícia construiu um belo "scrap-álbum", que encerra um conjunto de memórias felizes na vida da menina. Já em casa da Ana Liu, a leitura da obra A Viagem, que trata uma temática difícil na literatura infantil, a questão das migrações forçadas, deu origem a um delicado livrinho acordeão que representa, essencialmente, os diferentes estados emocionais vividos pelas crianças que protagonizam a obra.
A Sabedoria dos Avós, terceiro eixo temático em que se desdobra o projeto, prevê a elaboração de um frasco de memórias “coisas que a avó/o avô me ensinou/me contou”. Os originais produtos que se seguem são a prova da pluralidade de leituras que é possível realizar em torno de um eixo comum.
Escolher um frasco (ou outro recipiente de desperdício) e embelezá-lo de acordo com a obra trabalhada é a primeira sugestão de concretização. Os quatro "frascos de memórias" que aqui trazemos são reveladores da veia criativa de grandes e pequenos leitores. Na imagem acima, por exemplo, a partir do ternurento livro de Chema Heras, Avós, a Matilde explorou a dicotomia Sol e Lua, que acompanha as falas do avô Manuel e da avó Manuela ao longo de toda a obra. Já na imagem abaixo, podemos ver uma alegre recriação de O meu avô, adaptado a "A minha avó", onde não faltam as mensagens de ternura.
O trabalho abaixo, inspirado na emblemática obra A Manta, realizado pelo Enzo e pela sua família, fez-se acompanhar de um testemunho onde o poder da literatura no resgate de memórias é particularmente notório:
"Neste trabalho sobre o livro "A Manta", fizemos um pote da memória, revestimos com retalhos de tecido para fazer lembrar a manta da avó, para a tampa utilizamos um pedaço de tecido, que era do vestido da 1 comunhão da minha irmã. Dentro colocámos receitas de família, fotografias dos meus avós, bisavós e tios, jogos tradicionais e provérbios populares. Gostámos muito de fazer este trabalho porque relembramos a infância e juventude dos meus avós."
E quando de memórias se trata, os sabores não podem faltar. A prová-lo está este interessante frasco guloso feito pela família da Marta Mendes, onde o sabor doce das pipocas é comparado à doçura das palavras da avó.
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