PROGRAMA "ESCOLA DIGITAL"

O Programa Escola Digital foca-se em quatro pilares (equipamentos, conectividade, capacitação dos professores e recursos pedagógicos digitais), dos quais se destacam o acesso a equipamentos e a conetividade. O Programa inicia-se com a atribuição, aos alunos do escalão A, B e C, que frequentam o ensino básico, de acordo com as prioridades definidas, de 2 kits: o kit do computador e o kit da conetividade. Os kits são compostos por um computador portátil (de características distintas consoante o nível de escolaridade), auscultadores com microfone, uma mochila, um hotspot de internet e um cartão SIM para ligação à rede móvel.

A Secretaria-Geral da Educação e Ciência (SGEC) é a entidade responsável pelo fornecimento dos equipamentos aos Agrupamentos de Escolas que, por sua vez, ficam encarregues de ceder aos alunos o direito de utilização temporária e gratuita de equipamentos informáticos, conetividade e serviços conexos, no âmbito da execução da medida «Universalização da Escola Digital», na qualidade de comodatários.

Todo este processo requer a entrega do equipamento na escola sede do Agrupamento, após a assinatura de um Acordo de Cooperação sobre a utilização de equipamentos informáticos entre o Agrupamento e o SGEC, bem como a assinatura de um Auto de Entrega pelo Encarregado de Educação do aluno a quem foi cedido o kit. Todos os equipamentos são entregues a título de empréstimo que termina no final de cada ciclo de estudos (1.º ciclo – devolução do equipamento no final do 4.º ano; 2.º/3.º ciclos – devolução do equipamento no final do 9.º ano) ou caso se verifique a transferência de agrupamento por parte do aluno. A devolução dos Kits será feita sempre que os alunos e os respetivos Encarregados de Educação sejam informados para o efeito.

As tipologias dos computadores estão definidas consoante o nível de ensino, nomeadamente: o Tipo I: 1º ciclo do ensino básico; o Tipo II: 2º e 3º ciclos do ensino básico.

Todas as questões relacionadas com este programa deverão ser direcionadas para o email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. Todos os assuntos relacionados com atualizações, instalação de softwares (pedidos pelos professores), e situações de reconfigurações do sistema devem ser solicitados para o email acima mencionado.

Aquando da entrega dos Kits aos Encarregados de Educação serão dadas todas as informações de utilização, assim como, a obrigatoriedade de este ser usado sempre que o professor o solicite. Também o Hotspot (internet) deverá ser utilizado exclusivamente na atividade escolar, inclusivamente, na sala de aula presencial.

Os alunos não podem emprestar o equipamento e, em caso de roubo ou extravio, o Encarregado de Educação deverá fazer o auto de ocorrência imediatamente junto das entidades competentes e dos serviços administrativos do nosso Agrupamento.

Caso se verifique o uso abusivo ou incorreto do equipamento este pode ser retirado ao aluno.

DOCUMENTOS:

Informação sobre o Programa "ESCOLA DIGITAL"

Minuta do Auto de Entrega

Declaração Representante