quinta-feira, dezembro 12, 2024
Follow Us
Atividades na Paisagem Protegida das Lagoas

Nos dias 23 e 24 de março, os alunos das turmas 7.ºB, 8.ºD e 8.ºF participaram em duas ações de Sensibilização com a Associação Florestal do Lima e com os Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, realizadas pela Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos. Estas ações, integradas na Comemoração da Semana da Floresta e da Água que decorreu de 20 a 25 de março, tinham como objetivo alertar para a problemática das plantas invasoras na nossa floresta, nomeadamente, as acácias. No dia 23, depois de uma demonstração de limpeza do terreno feita pelos Bombeiros Sapadores de Ponte de Lima, os alunos tiveram a oportunidade de plantar medronheiros, uma planta autóctone resistente aos fogos, com um sistema radicular que ajuda a estabilizar os solos e que alimenta várias cadeias alimentares, desde o néctar das suas flores para as abelhas, aos frutos que servem de alimento às aves e estas a outros animais. A sua folhagem é também um bom abrigo para insetos e pequenos animais durante o inverno. Tenta-se, desta forma, mitigar o papel da ação humana na floresta, restaurando-se a biodiversidade do ecossistema.

No dia 24, os alunos assistiram a uma demonstração feita pelos Bombeiros Voluntários, em que explicaram o importante papel destas corporações no combate aos incêndios. Foram apresentadas várias ferramentas e técnicas de combate utilizadas nos fogos florestais e explicada a importância da adoção de comportamentos conscientes como forma de evitar os incêndios. Portugal tem uma estratégia de combate única no mundo, que, devido à sua alta eficácia, tem sido adotada por outros países.

Estas participações dos alunos são muito enriquecedoras, pois têm, assim, oportunidade de contribuir para a proteção e conservação do património natural, um bem insubstituível de toda a humanidade.

Entrar ou Registar-se