O tradicional corta-mato escolar realizou-se entre os dias 11 e 19 de novembro, com organização e modelo diferentes dos anos anteriores, devido à Pandemia, após ter sido adiado em duas ocasiões devido às más condições climatéricas. No corrente ano, todos os alunos do 5º ao 9º ano participaram no Corta-mato Escolar: 363 do 2º ciclo e 420 do 3º ciclo.
Esta prova de atletismo obedeceu, dentro do possível, às regras e ao regulamento do Corta-Mato do Desporto Escolar, correndo os alunos por escalão e género, dentro de cada turma. Este modelo de organização deveu-se ao plano de contingência da disciplina perante a pandemia do Covid-19.
O percurso ficou montado entre 11 e 19 de novembro para que todas as turmas realizassem a atividade. Foi feito o registo dos tempos da prova, para ser possível organizar uma tabela de resultados.
Esta iniciativa transformou o espaço exterior da escola num palco de promoção de hábitos de vida saudável, de valorização de valores e regras de sã convivência, e da participação cívica dos alunos.
A preparação da prova foi bem conseguida, com um percurso bem marcado e bem sinalizado, realçando e protegendo os pontos mais críticos. Este ano e para que o percurso fosse mais facilmente controlado pelo professor, foi realizado na parte superior do recinto escolar tornando-se um percurso seguro e apelativo.
Os alunos da turma que não estavam em prova foram distribuídos pelo percurso com o objetivo de poderem colaborar na organização e ajuizamento da mesma, num ambiente de apoio aos seus colegas. De realçar a importância e o sucesso deste evento, comprovado pela satisfação demonstrada pelos participantes, tendo sido realizada a prova mais que uma vez.
O sucesso da atividade e a forma extraordinária como os alunos se envolveram nela, leva o grupo a ponderar a possibilidade de no próximo ano, realizar um corta-mato interno nas turmas, levando ao apuramento dos melhores para o Corta-Mato Escolar.