domingo, junho 08, 2025
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Projetos

Projetos

Quatro escolas do Agrupamento António Feijó estão a participar no Programa Ecovalor, uma iniciativa da resulima, dinamizada no concelho pelo programa Scholl4All. as escolas básicas aderentes são: Feitosa, Ribeira, António Feijó e Rebordões-Souto, envolvendo cerca de 1200 alunos.

O programa Ecovalor tem como objetivo promover boas práticas ambientais em estabelecimentos de ensino, premiando os estabelecimentos que apresentarem melhor desempenho na separação das suas embalagens usadas. Por cada saco de embalagens de plástico, metal e pacotes de bebida entregue, a escola receberá 0,50€ e as melhores escolas de cada município receberão prémios.

A adesão a este programa constitui mais uma ação de intervenção no contexto da sustentabilidade ambiental e da sensibilização dos alunos, e da comunidade educativa, para a necessidade de adotar comportamentos que protejam o Planeta.

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Foi criada na escola Básica da feitosa uma “Brigada da Natureza”, dinamizada pela turma do 4.º ano de escolaridade. O objetivo desta Brigada é sensibilizar a comunidade educativa para os problemas ambientais e os atos humanos que prejudicam a Natureza. Neste sentido, resolveram limpar o terreno contíguo à escola. Os resíduos que foram recolhidos são deitados naquele espaço pelos alunos da escola que não, se preocupando com o ambiente, atiram as garrafas de iogurte, pacotes de sumo, pacotes de leite, plásticos e até brinquedos.
Encheram-se vários sacos de lixo!
No final, os alunos deram abraços às árvores, comprometendo-se a proteger o seu habitat.
Esta Brigada da Natureza vai sensibilizar os alunos para a importância de preservar a Natureza, fazer a reciclagem dos resíduos e apelar à sua redução.

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No âmbito da candidatura “school 4 ALL”, Ação 2 - Espaços de Aprendizagem Personalizada, decorre na próxima quarta-feira, dia 25 de novembro um webinar dirigido a docentes, intitulado: "Ponte de Lima Talks: School4All Anytime and Anywhere". O início desta ação está marcado para as 17.30 horas e é dirigido a todos os docentes envolvidos nas ações de capacitação/acompanhamento do projeto, pertencentes aos 4 agrupamentos de escolas do concelho.
Este será um momento de avaliação e balanço das atividades realizadas neste projeto que visa o combate ao insucesso escolar, onde a escola Básica António Feijó fará a apresentação do trabalho que tem vindo a ser realizado.

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O Departamento de Ciências Sociais e Humanas está a promover a habitual Campanha de Solidariedade que, todos os anos, por altura do Natal, procura levar um pouco mais de conforto às famílias mais carenciadas da escola sede do agrupamento.

Esta campanha visa contemplar famílias carenciadas da Escola Básica António Feijó com um cabaz de Natal. Neste sentido, os alunos ou outros membros da comunidade educativa podem doar géneros alimentícios (arroz, massa, açúcar, leite, óleo, azeite, bolachas e conservas) até ao dia 2 de dezembro.

Fica desde já expresso o agradecimento a todos os que colaborarem nesta campanha, relembrando que uma pequena contribuição poderá ser uma grande ajuda para tornar mais feliz o Natal das famílias mais carenciadas.

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O Projeto MAIA constitui-se como um esforço concertado a nível nacional no sentido de se iniciar um processo deliberado e pensado que, em colaboração com os Centros de Formação de Associações de Escolas (CFAE), com as direções dos Agrupamentos de Escolas e com os Docentes, crie condições para que a avaliação pedagógica seja integrada nos processos de desenvolvimento curricular e, desse modo, se articule com o ensino e com a aprendizagem.
O propósito fundamental do Projeto MAIA é contribuir para melhorar os processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação pedagógica e, desta forma, desenvolver as ações que se impõem para que os alunos aprendam mais e melhor, com mais compreensão e com mais profundidade.
Toda a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas António Feijó é chamada a encarar a avaliação como um poderoso processo pedagógico, cujo propósito primordial é o de ajudar os alunos a aprender, mas também ajudar os professores a ensinar. É necessário compreender que avaliar não é classificar, ainda que nos possa ajudar a fazê-lo com rigor, com sentido ético e com justiça. A avaliação deve ser entendida como um processo deliberado, sistemático e contextualizado de recolha de informação que permite compreender o que os alunos sabem e são capazes de fazer em cada momento.
Tendo presentes estes princípios de mudança, o projeto MAIA do nosso Agrupamento teve início com a participação de um grupo de docentes numa Oficina de Formação, dinamizada pelo CFAE, no ano letivo anterior, que culminou com a elaboração de um Projeto de Intervenção que será implementado, no decorrer deste ano letivo, em sete turmas do 3.º ano de escolaridade, nas disciplinas de Português, Estudo do Meio e Cidadania e Desenvolvimento, em duas turmas do 9.º ano de escolaridade da Escola Básica António Feijó, nas disciplinas de Português, História, Geografia e Cidadania e Desenvolvimento e na prática avaliativa de todos os docentes envolvidos na formação.

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