Decorreu no dia 3 de março, no Auditório da Escola Básica António Feijjó, uma ação de sesnsibilização junto dos alunos dos 5.º e 6.º anos de escolaridade, subordinada ao tema "Gestão das Emoções".
Esta ação foi orientada por elementos da Equipa de Saúde Escolar e promovida pelo PES do Agrupamento António Feijó.
No passado dia 17 de fevereiro os alunos da turma 7.ºF voltaram ao terreno da Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos, a fim de dar continuidade ao projeto de reflorestação de uma parcela de terreno da referida paisagem. Este projeto tem como objetivo principal consciencializar para a problemática das plantas invasoras na nossa floresta, nomeadamente, as acácias, ao mesmo tempo que se procede à plantação de espécies autóctones, como o carvalho.
A participação dos alunos nestas iniciativas tem-se revelado bastante enriquecedoras, uma vez que têm, assim, oportunidade de contribuir para a proteção e conservação do património natural, agindo localmente, mas pensando globalmente.
No âmbito do projeto Amigos Prováveis, está a decorrer a campanha “Amor sem Fronteiras”. Trata-se da recolha de materiais escolares novos ou seminovos para serem enviados para um infantário e escola do primeiro ciclo de S. Tomé e Príncipe. Para o efeito, os "Amigos Prováveis" estão em contacto com um grupo de voluntários da Escola Portuguesa de S. Tomé, que selecionou estes dois estabelecimentos porque apresentam muitas carências.
Juntos, iremos fazer muitas crianças sorrir!
Os produtos necessários são:plasticinas, pincéis, aguarelas ou guaches, lápis de cor, marcadores, réguas, papel cavalinho, cola líquida ou de bastão, papel colorido, fita cola, tesouras, resmas de papel, borrachas, canetas, afias, lápis de carvão, lápis de cera, cartolinas, capas, dossiês, portefólios, estojos, paletas para tintas, copos de plástico, fraldas e brinquedos.
As escolas parceiras nesta atividade e pontos de recolha são a escola Básica António Feijó, a escola Básica e Secundária de Arcozelo e a Escola Portuguesa de S. Tomé e Príncipe.
Vamos falar sobre o dia em que tivemos a oportunidade de desfrutar de um momento de aprendizagem, diversão e muita alegria, no dia 2 de fevereiro de 2023, na atividade "Do Grão ao Pão".
Tivemos a oportunidade e privilégio de assistir à produção de uma broa caseira de milho com mistura de centeio muito boa. Depois, no auditório presenciamos ao telejornal da horta, onde alguns alunos das turmas do 5º A, H e 7.º C, falaram da experiência na horta e outras coisas apresentadas pela professora bibliotecária Lúcia Barros.
Depois, vimos uma apresentação feita pela Engenheira Maria Clara Pereira, que aceitou com agrado o convite efetuado pela professora Angelina Veiga, onde explicou diversas maneiras de se ter hortas em casa, o que pode ir para a compostagem e as plantas que se dão bem e as que não se dão bem. Também, tirou algumas dúvidas aos presentes na palestra.
No final, e já pela noite dentro, comemos caldo verde delicioso e a broa que nós vimos a confecionar pela professora Casimira Pinto. Tivemos, como sobremesa um leite-creme delicioso.
Convivemos, aprendemos e divertimo-nos muito. Gostamos muito da experiência e esperamos que se volte a repetir.
Sofia Barge, Victória Antunes e Maria Távora da turma 5° A
No âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular - DAC, as turmas 5º F, 6ºA, 6ºB, 6.ºC, 8ºB, 8ºC, 8ºGº e 9ºF construíram projetos curriculares que deram espaço às práticas de articulação vertical.
Com o objetivo de despertar o interesse pelas Ciências Naturais nos alunos do 2º ciclo, foram partilhados conhecimentos pelos alunos mais velhos, tais como: constituição e funcionamento de microscópio; processos utilizados na preparação de material para observação ao microscópio; observação de seres unicelulares e células eucarióticas animais e eucarióticas vegetais.
Já em laboratório, os alunos dos oitavos e nono anos, transmitiram os saberes e cruzaram aprendizagens através da dinamização de uma atividade laboratorial, na qual os alunos do 5º e 6º anos participaram ativamente.
As aprendizagens foram uma preciosa ferramenta para o trabalho colaborativo entre alunos, alunos e professores e para o sucesso das aulas. A descoberta, a partilha e a discussão de opiniões, entre os ciclos foram fundamentais para a continuidade das aprendizagens.
Até ao final do ano, irão decorrer novas experiências dentro do mesmo conceito.
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