Durante as aulas de informática, os alunos da escola Básica António Feijó têm experimentado a área do design e impressão em 3D. Novas e enriquecedoras experiências, utilizando a tecnologia digital.
No âmbitp das atividades do "Dia do Patrono", foi promovido um Pedipaper que, devido às condições climatéricas, foi realizado noutro dia do mês de junho. O conhecimento da vida e obra do poeta foi o mote para uma atividade de grande significado para toda a comunidade escolar. Com base nas imagens recolhidas, foi realizado um pequeno vídeo, que aqui se dá a conhecer.
No âmbito da Semana da Leitura, as crianças da sala da Educadora Adília realizaram diversos trabalhos, nomeadamente a ilustração do poema "História do Senhor Mar", a "A Formiguinha Descalça" e "Cavalinho, Cavalinho".
Produziram ainda um pictograma do poema "Cavalinho, Cavalinho" e "Boa Noite Passarinho".
Parabéns pelos trabalhos e pela atividade realizada.
Para contextualizar, na "Semana da Leitura", partindo de um texto de Matilde Rosa Araújo, começamos a construir uma história inédita, que passava de turma em turma, até ser concluída a história. Após finalizar, partimos para a ilustração, seguindo o mesmo processo.
PARTILHA DE GRUPOS/TURMAS EB RIBEIRA
ERA UMA VEZ UMA MENINA CHAMADA CLARINHA. ESTAVA TÃO CHEINHA DE CALOR.
FOI PASSEAR NA FLORESTA E ENCONTROU UMA BORBOLETA COLORIDA COMO UM ARCO-ÍRIS…
GRUPO JI R2
QUANDO A BORBOLETA VOAVA E POUSAVA EM ALGUMA COISA, ELA FICAVA COM UMA DAS CORES DO ARCO-ÍRIS. QUANDO ELA SE APERCEBEU, QUIS COLORIR TODA A FLORESTA E TORNÁ-LA PRIMAVERIL...
TURMA R/2A
A BORBOLETA, POUSANDO DE FLOR EM FLOR, FOI COLORINDO TODA A FLORESTA. DE CONTENTES, OS ANIMAIS SAÍRAM DAS SUAS TOCAS E PUSERAM-SE A ADMIRAR, MARAVILHADOS, AQUELE ESPETÁCULO PRIMAVERIL…
TURMA R/4A
A CLARINHA CORREU ATRÁS DA BORBOLETA, PORQUE ELA QUERIA FICAR COLORIDA COMO A FLORESTA. OS ANIMAIS TAMBÉM QUERIAM FICAR COLORIDOS E FORAM FALAR COM A BORBOLETA…
TURMA R/1ª
DECIDIRAM IR À SUA PROCURA DIVIDIDOS EM PEQUENOS GRUPOS. AS AVES VOARAM PELA FLORESTA, OS PEIXES ATRAVÉS DA CORRENTE DO RIO E OS RESTANTES ANIMAIS FORAM PELOS CAMINHOS DA FLORESTA.
AS AVES ENCONTRARAM A BORBOLETA COLORIDA E FORAM AVISAR TODOS OS ANIMAIS. TODOS SE REUNIRAM NO CAMPO DAS FLORES DE VÁRIAS CORES E PERFUMES, ONDE ESTAVA A BORBOLETA.ELA OUVIU O PEDIDO DOS ANIMAIS E DISSE-LHES:
- MEUS QUERIDOS ANIMAIS, PENSEM BEM NA COR QUE QUEREM CADA UM DE VOCÊS. PORQUE ESSA CÔR FICARÁ PARA SEMPRE.
DEPOIS DE MUITO PENSAR, DECIDIRAM….
TURMA R/3ª
DECIDIRAM QUE OS PEIXES FICARIAM AZUIS; AS AVES DE VÁRIAS CORES E OS RESTANTES ANIMAIS DE ACORDO COM A SUA ESPÉCIE: VERDES, VERMELHOS, AMARELOS, LARANJA, CASTANHOS, COR DE ROSA E CINZENTOS.
A CLARINHA FICOU ADMIRADA AO VER TODOS AQUELES ANIMAIS COLORIDOS MUITO FELIZES.
JI R/1
A turma F4A da Escola Básica da Feitosa esteve a estudar a metamorfose das borboletas e já viu nascer a primeira!
A metamorfose é um processo que ocorre no corpo dos animais que possuem desenvolvimento indireto.
As borboletas são animais ovíparos, portanto, o ovo marca o início da vida desse ser.
Dos ovos das borboletas saem formas larvais denominadas de lagartas.
Durante a fase de lagarta, o animal come ativamente as folhas da planta em que foi colocado. As nossas lagartas estão a alimentar-se de arruda.
Depois de se alimentar de maneira adequada, inicia-se a fase de hibernação, com a criação da crisálida. Nesse período, conhecido como pupa, o animal não se alimenta até que o seu corpo seja completamente reorganizado e adquira a forma adulta.
Os alunos do CAA - Centro de Apoio à Aprendizagem realizaram um trabalho sobre a intervenção humana no Rio Lima, tendo sempre como pano de fundo a sensibilização para a proteção daquele curso de água.
Na EB de Rebordões Souto, Matilde Rosa Araújo foi também homenageada com o estudo da sua obra e leituras partilhadas, de que é exemplo uma sessão de poesia que os alunos do 1º CEB levaram à sala das crianças do Jardim de Infância.
A Biblioteca Escolar, à semelhança do que já é tradição nesta escola, vestiu-se de gala para acolher as exposições desta Semana da Leitura. A autora que homenageamos, e as leituras com os olhos do coração, deram origem a um belo painel, com trabalhos de toda a escola.
Outra das exposições patentes neste espaço reúne trabalhos realizados pelas famílias, no âmbito do projeto Canteiros de Histórias, o projeto de leitura em articulação com a família, que este ano se desdobra em três eixos temáticos: Ritmos da Natureza, Representações da Infância e Sabedoria dos Avós. Na imagem abaixo, podemos ver trabalhos representativos dos três eixos: os canteiros, os livros artesanais e os frascos de memórias.
Na Sala da educadora Rosa Palma, no âmbito da "Semana da Leitura", o grupo escolheu e planificou o que fazer com os poemas escolhidos. Na representação "O Senhor Mar" vai para além do texto escrito, pois, decidiram acrescentar imagens do que sabiam sobre o mar, quiseram colar peixes, barcos e pessoas a fazer Windsurf.
Foi uma semana de grande apredizagem e diversão.
Pág. 16 de 26