segunda-feira, maio 20, 2024
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Está já disponível a edição 2022 das "Histórias da Ajudaris", uma iniciativa que, anualmente, procura angariar fundos para apoio a crianças e famílias caerenciadas, através do produto da venda dos livros que contém histórias escritas por jovens autores. O volume 2, relativo aos distritos de Viana do castelo, Braga, Vila Real, Bragança e Guarda, integra 27 textos oriundos de escolas do Alto Minho, das quais 6 do concelho de Ponte de Lima. Entre estas, destacam-se as que foram escritas por jovens autores das escolas do Agrupamento António Feijó, designadamente:

Turma T3A da Escola Básica de Trovela

Turma F2A da Escola Básica de Feitosa

Turma P3A da Escola Básica de Ponte de Lima

Turma R3A da Escola Básica de Ribeira

Turma G3A da Escola Básica de Gandra

O tema em 2022 foi "A Água" e todas as histórias são ilustradas por diversos artistas e ilustradores portugueses. O livro relativo ao distrito de Viana do Castelo pode ser adquirido em qualquer escola do Agrupamento, junto da respetiva Biblioteca.

O Agrupamento António Feijó orgulha-se de, há longos anos a esta parte, fazer parte e integrar este grande projeto que, além dos fins caritativos, promove a leitura e a expressão escrita criativa.

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O Agrupamento de Escolas António Feijó foi um dos 94 agrupamentos do país contemplados no âmbito da candidatura ao Programa "Leitura em Família", da responsabilidade da Rede de Bibliotecas Escolares - RBE, para o ano 2023. Este é mais um reconhecimento e um contributo para o trabalho que o Agrupamento de Escolas António Feijó tem realizado no âmbito da promoção e apoio à formação de crianças e jovens leitores, tendo o agrupamento sido já contemplado com diversos prémios, menções e aprovação de candidaturas, que muito têm contribuído para o reforço do fundo documental das bibliotecas das escolas do agrupamento.

Conheça os  94 agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas apoiadas em 2023, no âmbito das inscrições no Leitura em Família.

De acordo com a RBE, "a evidência científica tem sublinhado o papel preponderante das famílias na educação, com incidência relevante em atividades facilitadoras da leitura emergente e na viabilização de momentos de leitura a par. A exposição das crianças a modelos positivos de leitura e escrita poderão desenvolver atitudes e conhecimentos facilitadores do desenvolvimento da sua literacia. Está provado que quanto mais cedo os livros e a leitura em voz alta entrarem na vida das crianças, melhor.

A leitura é uma das capacidades mais importantes do ser humano e uma das principais condições para aprender. Neste contexto, a escola e a família têm uma responsabilidade acrescida sobre a forma como, em conjunto, podem potenciar a aquisição da competência leitora e fazer de cada criança um leitor para a vida.

Acompanhando as necessidades de socialização primária com a leitura e a universalização do pré-escolar e contribuindo para a melhoria das aprendizagens, o PNL associa no Leitura em Família os projetos Leitura em Vai e Vem, dirigido às crianças do Pré-Escolar, e o Já Sei Ler, para o 1.º Ciclo, criando espaço para as famílias acederem a sugestões de atividades que podem dinamizar com os mais pequenos.

No ano letivo 2021/2022 o PNL2027 apoiou 95 Agrupamentos de Escolas no desenvolvimento destes dois programas de promoção da leitura".

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O nosso agrupamento volta a associar-se a esta iniciativa do Plano Nacional de Leitura. Neste momento, já são conhecidos os alunos vencedores da fase escola no 2º e 3º ciclo. No 1º ciclo, a prova terá lugar a 26 de janeiro. Esta primeira fase teve por base o trabalho em torno das seguintes obras: A minha Família, de António Mota, no 1º CEB, O Lobisomem, do mesmo autor, no 2.º CEB e O Fantasma de Canterville, de Oscar Wilde, no 3º CEB.
A prova a nível concelhio terá lugar no dia 2 de março, na Biblioteca Municipal de P. Lima.
Já estão apurados os alunos do 2º e 3º CEB para a fase concelhia do Concursos Nacional de Leitura. São eles:
Dinis Santiago de Lima Morais 5.º F
Carlota Lima Fernandes 5.º A
Rodrigo Tomas Correia Cunha 8.º C
Maria Inês Lima Guerra 9.º D
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Foi inaugurada a Biblioteca do Jardim de Infância de Ponte de Lima, dortando aquele espaço de melhores condições para a promoção da leitura e formar crianças leitoras. Este importante passo foi possível graças a uma candidatura das Bibliotecas Escolares do Agrupamento António Feijó, recentemente aprovada. Além de livros, foram ainda instalados equipamentos e mobiliário, num espaço dedicado.

Da inauguração constou uma atividade de animação da leitura, orientada pela Coordenadora da Biblioteca Escolar, Lúcia Barros. 

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Comemora-se hoje o centenário do nascimento de José Saramago, nascido a 16 de novembro de 1922. Um dos maiores e reconhecidos autores da língua portuguesa, foi Prémio Nobel da Literatura em 1998 e galardoado com o Prémio Camões, um dos maiores prémios de língua portuguesa em 1995. Autor de mais de 40 títulos, o escritor faleceu a 18 de junho de 2010, deixando uma enorme herança literária e um legado que enriquece Portugal.
O Agrupamento de Escolas António Feijó está a comemorar esta efeméride com a organização de diversas ações, tanto por iniciativa da Biblioteca Escolar, como do Cineclube Feijó.
A Biblioteca escolar, que já no arranque do ano letivo, trabalhou profundamente a vida e a obra de José Saramago propõe que se dê a conhecer aos alunos as últimas obras que foram adaptadas à literatura infantojuvenil: Uma luz inesperada e Jerónimo e Josefa, tendo inclusivamente preparado um vídeo com a leitura integral das obras, disponível em  https://youtu.be/xy6Xbm2iV3gassim como um conjunto de sugestões, que incluem por exemplo, a elaboração de um postal de aniversário ao autor.
O centenário do nosso nobel da literatura deu corpo, ao longo do ano letivo anterior, a um conjunto de atividades que tiveram o seu ponto alto na Semana da Leitura, que integrou o Mês do Livro, e nas IV Jornadas António Feijó.
Atendendo ao êxito das iniciativas levadas a efeito, que se repercutiu em trabalhos que muito agradaram a alunos e docentes (e até a famílias), não poderíamos deixar de assinalar o dia do centésimo aniversário do autor de A maior flor do mundo.
A maior flor do Mundo foi a única obra que Saramago escreveu para a infância, e terá sido escrita em 1974 e publicada em 1975 na coletânea “Oito histórias”, um livro que reunia contos de António Torrado, Mário Castrim, Isabel da Nóbrega, Manuel Ferreira, Pedro Alvim, Alves Redol, Isa Meireles e José Saramago, contendo ecos da crónica “História para crianças”, que integra a obra A Bagagem do Viajante (Saramago, 1973).
A 1ª edição em álbum foi publicada em 2001, pela Caminho, com ilustrações de João Caetano. Entretanto, a mesma obra já conheceu várias reedições, e o texto já foi ilustrado por André Letria, e por Inês Oliveira.
A análise comparativa destas três obras foi uma das atividades que no ano letivo anterior mais agradou aos alunos.
No ano em que comemoramos, de facto, o centenário, vieram a lume dois novos trabalhos que, tal como havia acontecido com O Silêncio da Água, que recupera um excerto de As Pequenas Memórias, e com O Lagarto, que retoma um fragmento de A Bagagem do Viajante, têm na sua génese excertos de textos de Saramago "não destinados" ao público infantil: o discurso proferido aquando da receção do prémio nobel, em 1998, e A Bagagem do Viajante, obra já referida. Falamos, respetivamente, de Jerónimo e Josefa, uma obra ilustrada por João Fazenda e Uma luz inesperada, um trabalho com ilustrações de Armando Fonseca. Para assinalar o dia de aniversário de José Saramago, a Biblioteca Escolar oferece aos seus leitores a leitura integral destas novidades saramaguianas.
E ainda propõe um conjunto de atividades simples que permitem o cruzamento da obra do autor com tema aglutinador de projetos, (Des)cobrindo as Raízes, e outras pistas para conversar e criar:

Para Conversar...

As origens do nosso prémio nobel da literatura (e o caminho);

A Infância de Saramago (e a minha).

Os avós de Saramago (e os meus).

Os lugares do autor: Azinhaga, Santarém, Lisboa, Estocolmo, Lanzarote…

Para Criar...

“Luares que guardo dentro de mim”

- Representar uma memória “luminosa” dentro de uma lua cheia;

“Camas para Saramago”

(Nas duas obras, são evocadas duas memórias de duas noites fora de casa)

- Representar essas “camas” através de diferentes técnicas (artesanal ou digital), podendo conter materiais diversos, assim como sons e outros elementos que possam ser associados aos ambientes descritos.

Já o Cineclube Feijó, no dia 14 de novembro dinamizou o visionamento do documentário José e Pilar (2010), de Miguel Gonçalves Mendes, no Auditório da Escola, com grande e entusiástica adesão dos alunos.

Excertos poderosos:

Partindo de citações que tenham suscitado especial atenção, selecionadas pelos alunos, criar um mural ou uma galeria (física ou digital) de excertos poderosos, que podem (ou não) fazer-se acompanhar de uma ilustração.

Títulos alternativos:

Atendendo a que os títulos destas obras não foram criados pelo seu autor, que outros títulos poderiam ser dados a estes dois textos?

Um postal de aniversário

Partindo das atividades anteriores, e inspirando-se nas ilustrações das obras do autor, criar, um postal de aniversário para Saramago, individualmente ou em grupo. Estes postais poderão ser expostos na BE ou colocados numa “caixa de correio” que pode circular por diferentes espaços da escola (salas, recreio, refeitório), onde serão lidas algumas das mensagens.

 

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