Está já disponível a edição 2022 das "Histórias da Ajudaris", uma iniciativa que, anualmente, procura angariar fundos para apoio a crianças e famílias caerenciadas, através do produto da venda dos livros que contém histórias escritas por jovens autores. O volume 2, relativo aos distritos de Viana do castelo, Braga, Vila Real, Bragança e Guarda, integra 27 textos oriundos de escolas do Alto Minho, das quais 6 do concelho de Ponte de Lima. Entre estas, destacam-se as que foram escritas por jovens autores das escolas do Agrupamento António Feijó, designadamente:
Turma T3A da Escola Básica de Trovela
Turma F2A da Escola Básica de Feitosa
Turma P3A da Escola Básica de Ponte de Lima
Turma R3A da Escola Básica de Ribeira
Turma G3A da Escola Básica de Gandra
O tema em 2022 foi "A Água" e todas as histórias são ilustradas por diversos artistas e ilustradores portugueses. O livro relativo ao distrito de Viana do Castelo pode ser adquirido em qualquer escola do Agrupamento, junto da respetiva Biblioteca.
O Agrupamento António Feijó orgulha-se de, há longos anos a esta parte, fazer parte e integrar este grande projeto que, além dos fins caritativos, promove a leitura e a expressão escrita criativa.
O Agrupamento de Escolas António Feijó foi um dos 94 agrupamentos do país contemplados no âmbito da candidatura ao Programa "Leitura em Família", da responsabilidade da Rede de Bibliotecas Escolares - RBE, para o ano 2023. Este é mais um reconhecimento e um contributo para o trabalho que o Agrupamento de Escolas António Feijó tem realizado no âmbito da promoção e apoio à formação de crianças e jovens leitores, tendo o agrupamento sido já contemplado com diversos prémios, menções e aprovação de candidaturas, que muito têm contribuído para o reforço do fundo documental das bibliotecas das escolas do agrupamento.
Conheça os 94 agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas apoiadas em 2023, no âmbito das inscrições no Leitura em Família.
De acordo com a RBE, "a evidência científica tem sublinhado o papel preponderante das famílias na educação, com incidência relevante em atividades facilitadoras da leitura emergente e na viabilização de momentos de leitura a par. A exposição das crianças a modelos positivos de leitura e escrita poderão desenvolver atitudes e conhecimentos facilitadores do desenvolvimento da sua literacia. Está provado que quanto mais cedo os livros e a leitura em voz alta entrarem na vida das crianças, melhor.
A leitura é uma das capacidades mais importantes do ser humano e uma das principais condições para aprender. Neste contexto, a escola e a família têm uma responsabilidade acrescida sobre a forma como, em conjunto, podem potenciar a aquisição da competência leitora e fazer de cada criança um leitor para a vida.
Acompanhando as necessidades de socialização primária com a leitura e a universalização do pré-escolar e contribuindo para a melhoria das aprendizagens, o PNL associa no Leitura em Família os projetos Leitura em Vai e Vem, dirigido às crianças do Pré-Escolar, e o Já Sei Ler, para o 1.º Ciclo, criando espaço para as famílias acederem a sugestões de atividades que podem dinamizar com os mais pequenos.
No ano letivo 2021/2022 o PNL2027 apoiou 95 Agrupamentos de Escolas no desenvolvimento destes dois programas de promoção da leitura".
Foi inaugurada a Biblioteca do Jardim de Infância de Ponte de Lima, dortando aquele espaço de melhores condições para a promoção da leitura e formar crianças leitoras. Este importante passo foi possível graças a uma candidatura das Bibliotecas Escolares do Agrupamento António Feijó, recentemente aprovada. Além de livros, foram ainda instalados equipamentos e mobiliário, num espaço dedicado.
Da inauguração constou uma atividade de animação da leitura, orientada pela Coordenadora da Biblioteca Escolar, Lúcia Barros.
Para Conversar...
As origens do nosso prémio nobel da literatura (e o caminho);
A Infância de Saramago (e a minha).
Os avós de Saramago (e os meus).
Os lugares do autor: Azinhaga, Santarém, Lisboa, Estocolmo, Lanzarote…
Para Criar...
“Luares que guardo dentro de mim”
- Representar uma memória “luminosa” dentro de uma lua cheia;
“Camas para Saramago”
(Nas duas obras, são evocadas duas memórias de duas noites fora de casa)
- Representar essas “camas” através de diferentes técnicas (artesanal ou digital), podendo conter materiais diversos, assim como sons e outros elementos que possam ser associados aos ambientes descritos.
Excertos poderosos:
Partindo de citações que tenham suscitado especial atenção, selecionadas pelos alunos, criar um mural ou uma galeria (física ou digital) de excertos poderosos, que podem (ou não) fazer-se acompanhar de uma ilustração.
Títulos alternativos:
Atendendo a que os títulos destas obras não foram criados pelo seu autor, que outros títulos poderiam ser dados a estes dois textos?
Um postal de aniversário
Partindo das atividades anteriores, e inspirando-se nas ilustrações das obras do autor, criar, um postal de aniversário para Saramago, individualmente ou em grupo. Estes postais poderão ser expostos na BE ou colocados numa “caixa de correio” que pode circular por diferentes espaços da escola (salas, recreio, refeitório), onde serão lidas algumas das mensagens.
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