Introdução à Filosofia para Crianças e Jovens e Educação Literária é a atividade em destaque das Bibliotecas Escolares António Feijó, no âmbito do projeto aLer+2027, no presente ano letivo.
Depois de encetado um ciclo de formação na área da Filosofia para Crianças e Jovens (FpCJ) e de compreender que há um ponto fulcral de convergência entre a FpCJ e a Educação Literária, o Questionamento, decidimos abrir uma nova oferta na Biblioteca Escolar: Introdução à FpCJ, tendo por base uma seleção de Literatura Infantojuvenil a que chamamos de Livros Perguntadores.
A atividade consistiu na dinamização de sessões, pela professora bibliotecária coordenadora, junto dos grupos / turmas que, no início do ano letivo, se inscreveram no projeto. As sessões tiveram por base algumas das questões filosóficas mais prementes, como o amor, o medo, a solidão, o Outro, e como auxiliar a literatura infantojuvenil, visando os seguintes objetivos:
- Experimentar percursos diversificados de desenvolvimento de pensamento crítico;
Esta atividade foi iniciada em novembro, no mês em que comemoramos o Dia Internacional da Filosofia. Sobre esse início e as primeiras impressões do projeto no terreno, falamos AQUI.
Ao longo do ano, foram desenvolvidas sessões junto de 40 turmas de todos os níveis de ensino, EPE, 1º, 2º e 3º CEB, do agrupamento, abrangendo um total de cerca de 800 alunos.
Apresentamos, de seguida, o desenrolar da atividade, desde a sua preparação, passando pela exemplificação do desenrolar de uma sessão até à reflexão sobre alguns resultados preliminares.
Preparação
1.Apresentação da proposta nas reuniões de Conselho Pedagógico, departamento da EPE e 1º CEB e equipa docente BE em setembro de 2021;
2.Abertura de Inscrições (setembro 2021);
3.Calendarização das sessões;
4.As sessões, com duração aproximada de uma hora, têm lugar na Biblioteca Escolar de cada estabelecimento, com os alunos dispostos em semicírculo, acomodados em pufes ou cadeiras.
- Material: Papeis verdes e amarelos, em número igual ao de alunos; lápis; obra O Jardim de Babaï, de Mandana Sadat (2013), edição da Bruáa; impressão de Babaï (personagem da obra).
a) Vamos pensar.
Estar sozinho é bom? Porquê?
Os alunos são convidados a fechar os olhos e pensar se gostam ou não de estar sozinhos, em que momentos e porquê (uma conversa silenciosa).
b) Vamos jogar (ao faz de conta).
“Estar sozinho é bom porque... Estar sozinho é mau porque…”
São distribuídos, a metade dos alunos, papeis amarelos, e à outra metade papeis verdes. Independentemente da opinião pessoal, os alunos com papel amarelo deverão registar um motivo pelo qual não é bom estar sozinho, enquanto os alunos com papel verde deverão registar um motivo pelo qual é bom estar sozinho. No final, é feita a partilha, concluindo-se que a mesma situação às vezes pode ser boa, e outras pode não o ser, dependendo da pessoa e/ou da circunstância.
c) Vamos convidar Babaï para esta conversa.
O que tem o cordeirinho a dizer sobre o assunto?
É apresentado um pequeno cartão com a imagem de Babaï, a personagem principal da obra que sustenta a sessão, é explicado aos alunos quem é e de onde vem. De seguida é lida / contada a história com a recomendação prévia de tentar descobrir o que tem Babaï, o cordeirinho, a dizer sobre a questão em causa (estar sozinho). No final é levado a efeito um pequeno diálogo para sistematizar as principais ideias, à luz da questão levantada.
d) Vamos conversar
Esta é a fase do diálogo filosófico propriamente dito. Inicialmente é colocada ao grupo a questão “Estar sozinho e sentir-se sozinho é a mesma coisa?”, sendo a resposta encontrada em grande grupo. De seguida são colocadas as três questões que se apresentam abaixo, e é dada a palavra a cada aluno para que possa partilhar a sua experiência e as suas ideias em relação a uma ou mais questões.
- Já alguma vez me senti sozinho?
- Conheço alguém que se sinta sozinho?
e) Vamos construir.
O meu tapete do bem-estar
Finda a partilha, é retomada a ilustração final da obra, que representa o Jardim de Babaï em jeito de tapete persa, e é feita uma analogia da história de Babaï com a história de cada um, sendo os alunos convidados a elaborarem o seu próprio tapete do bem-estar, representando, através do desenho, tudo aquilo que contribui para o bem-estar de cada um (e não o deixa sentir-se só). Esse trabalho é realizado na sala de aula, com o apoio do professor da turma, e, posteriormente, é afixado na BE, no “Cantinho da Filosofia”.
f) O que é a Filosofia?
Terminada a sessão, e depois de os alunos manifestarem a sua opinião sobre a mesma, são orientados no sentido de descobrirem o que estiveram a fazer, concluindo-se que a Filosofia é a Arte de Pensar (e Pensar é BOM).
1 Secção dos Livros Perguntadores
Foi criada uma secção específica na Biblioteca Escolar da escola sede dedicada à FpCJ, composta essencialmente por álbuns narrativos contemporâneos, indutores de questionamento: Livros Perguntadores.
Em cada Biblioteca Escolar do Agrupamento foi criado o Cantinho da Filosofia, onde são afixados os trabalhos elaborados no âmbito das sessões de FpC. Alguns cantinhos da FpC podem ser vistos AQUI.
O O projeto Filosofia para Crianças e Jovens foi apresentado, em formato de comunicação, nas II Jornadas Internacionais em Educação Literária, Acordar a Primavera, que tiveram lugar na Universidade do Minho, nos dias 22 e 23 de abril de 2021, integrando a mesa-redonda Leitura, Educação e Mediação.
Reflexão sobre os resultados
Uma avaliação preliminar do projeto permitiu apresentar como principais resultados:
- As sessões de FpCJ registam elevada procura em todos os níveis de ensino por parte dos professores (as ofertas esgotam sempre).
- Alunos partilham vivências / problemas que não eram do conhecimento dos seus professores.
- Professores referem a calma e o clima de bem-estar que se segue às sessões de FpC, assim como maior facilidade de participação dos alunos nas aulas.
- Professores manifestam surpresa pela participação de alguns alunos nas sessões.
- Professores referem necessidade de fazer sessões com maior regularidade.
- Quanto mais velhos os alunos, mais “ricas” são as partilhas e as conversas.
- Alguns professores dão continuidade ao trabalho em torno da obra utilizada.
- Alguns alunos requisitam o livro utilizado ou livros da mesma temática.
Mais informação sobre o projeto pode ser encontrada neste vídeo:
Numa iniciativa dos docentes do Grupo de Português, decorreu na semana passada a Feira do Livro Usado, uma iniciativa habitual na Escola Básica António Feijó, que esteve suspensa durante o período de Pandemia. Esta atividade visa promover a leitura, através da doação, exposição e venda de livros usados a preços simbólicos. O elevado volume de transações verificadas são a melhor evidência do sucesso e pertinência deste tipo de iniciativa, que tem a enorme virtude de levar o livro e a leitura a mais lares, numa época em que o livro é cada vez menos valorizado e desmaterializado.
Os alunos da Turma G1A (1.º ano de escolaridade) da Escola Básica de Gandra, orientados pela sua docente Mónica Barros, obtiveram dois prémios no Concurso "Uma Aventura Literária 2022", conquistando o 3.º prémio na modalidade de "Recomendação de Leitura" e o "prémio especial do Júri", na modalidade de "Crítica Literária".
Estes prémios surgem na sequência de outros, obtidos por alunos do Agrupamento em edições anteriores deste concurso, que evidenciam o trabalho realizado no campo da leitura e escrita literárias.
Ainda recentemente foi publicado o trabalho do aluno Duarte Graça que, orientado pela professora Ana Margarida Luciano, obteve o segundo prémio no concurso de 2021, na modalidade de "Texto Original, Desenho e Crítica". Esta publicação surgiu na 25.ª edição da onbra "Uma Aventura no Estádio", de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, sob a chancela da Editorial Caminho.
As docentes do grupo de Português do 3.º CEB vão levar a cabo uma Feira do livro usado que se realizará nos dias 30 e 31 de maio, na Escola EB 2, 3 António Feijó. Para a realização desta atividade, vimos solicitar a colaboração de toda a Comunidade Educativa, designadamente dos Encarregados de Educação e Alunos, através da doação de livros usados (não estão incluídos manuais escolares). Os livros doados deverão ser entregues na Reprografia e serão vendidos no espaço escolar a um preço simbólico (0,20 a 2 euros).
No âmbito das Comemorações do centenário do nascimento do Prémio Nobel da Literatura, José Saramago, as Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas António Feijó estão a levar a cabo um conjunto de atividades, que visam promover ou aprofundar o conhecimento sobre a vida e obra do autor de, entre muitas outras obras, o "Memorial do Convento". Na Biblioteca da Escola Sede, dirigido a alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico, através de um modelo "Workshop", os alunos são envolvidos na leitura e reflexão sobre a obra de um dos maiores vultos da literatura nacional.
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