A Biblioteca da Escola Básica António Feijó assinala o centenário do nascimento de José Saramago, com uma exposição bio-bibliográfica.
A grande obra do prémio Nobel da Literatura é o mote para alargar o conhecimento deste vulto das letras portuguesas que cumpre, em 2022, o centenário do seu nascimento, estando previstas diversas atividades para assinalar tão importante efeméride.
Na semana em que comemoramos o Dia Internacional da Filosofia, demos início a este novo projeto nas bibliotecas escolares António Feijó.
O "bichinho" já cá andava há algum tempo... Procuramos formação específica na área, lemos muito sobre o assunto, analisamos outros projetos nacionais e internacionais e conversamos com facilitadores e outros entendidos na matéria. Descobrimos que o nosso método de abordagem à Educação Literária, que privilegia o questionamento e o desenvolvimento do pensamento crítico, se cruza em vários pontos com as dinâmicas propostas para as sessões de filosofia para crianças e jovens.
Com a ajuda da (boa) literatura, decidimos avançar.
Lançamos a proposta no arranque do ano letivo e abrimos inscrições. Antes de setembro acabar, já tínhamos mais de vinte turmas inscritas! Neste momento, temos já um calendário de sessões, na EPE e 1º CEB, que se estende até ao final de março 2022!!
A sessão inaugural teve lugar esta semana na EB da Feitosa, com um ávido e solícito grupo de alunos do 3º ano. "Estar sozinho é bom?" foi o mote para a dinâmica desta sessão, que gerou um profícuo diálogo à volta da solidão, da coragem, da empatia, da solidariedade e até da criatividade. O Jardim de Babaï, de Mandana Sadat (falamos deste livro AQUI), foi o nosso companheiro literário nesta sessão inaugural.
No 2.º e 3.º ciclos, as sessões de Filosofia para Crianças e Jovens são integradas nas ofertas de Biblioteca à la Carte. E pela experiência passaram, também esta semana, duas turmas, de 5.º e 8.º anos.
Com estes grupos, a reflexão girou em torno da descoberta do OUTRO. Partimos de um exercício de argumentação, e, com a ajuda de Rosa Branca, de Christophe Gallaz e Roberto Innocenti (como companheiro literário), exploramos a arte de questionar.
A temática subjacente à obra, que tem como pano de fundo o holocausto, aliada à riqueza de pormenores das ilustrações de Roberto Innocenti, foram um precioso auxiliar para o exercício final: "fazer perguntas que façam pensar". Aqui ficam alguns exemplos:
"O que levou o Presidente da Câmara a entregar a criança aos soldados, quando devia proteger os seus?
Por que levava Rosa Branca a comida às escondidas da mãe?
Será que o gesto de Rosa Branca fez, de facto, a diferença na vida das crianças a quem ela levava comida?
Foi justa a morte de Rosa Branca? Será a morte justa?"
E foi assim que nos estreamos (oficialmente) nesta "arte do pensar".
Até já!
Dos livros para o mundo: Percursos de Leitura e de Escrita Criadora é o projeto que dá corpo à candidatura (re)Ler com a Biblioteca, uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares que tem como principal objetivo auxiliar na recuperação de aprendizagens dos alunos que foram mais afetados pelos constrangimentos inerentes à crise sanitária que atravessamos.
- A consolidação de competências ao nível da decifração, envolvendo competências de leitura e escrita;
- O alargamento do conhecimento lexical e do conhecimento do mundo, no sentido de desenvolver a compreensão na leitura e a produção escrita;
- O alargamento de conhecimentos ao nível da educação literária, com o objetivo de desenvolver o gosto e o prazer da leitura, a sensibilidade estética e as competências ao nível da escrita.
Para além de um trabalho semanal de dinamização de atividades e de acompanhamento dos trabalhos, que procuramos articular com os projetos em desenvolvimento no agrupamento, Dos Livros para o Mundo contempla ainda a visita a um conjunto de espaços e eventos culturais, que conta com o apoio do município de Ponte de Lima, e a participação em workshops de experimentação artística, complementando-se com formação docente específica nas áreas que enformam o projeto.
Iniciativa já com alguma tradição na Biblioteca António Feijó, parte integrante do Plano Plurianual de Atividades, a Biblioteca à la Carte regressou EM FORÇA no passado mês de outubro.
Decorrente da temática do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE), Contos Tradicionais de todo o Mundo, que se cruzou com os temas de projeto em desenvolvimento no agrupamento, o mês de outubro contou com um conjunto de cinco ofertas, que trouxeram à biblioteca mais de três centenas de alunos do 2º e 3º ciclos, (re)enchendo este espaço de vida, de movimento e de descoberta.
Depois de quase dois anos, em que as atividades presenciais se viram fortemente limitadas pelos constrangimentos decorrentes da situação pandémica que atravessamos, este regresso em força à Biblioteca é revelador da necessidade que a comunidade escolar sente destas dinâmicas de construção de conhecimento, para além da sala de aula, como tão bem preconiza o novo Projeto Educativo do Agrupamento: A minha escola é o mundo.
Nas diferentes sessões, que dinamizamos em formato de oficina, procuramos conjugar educação literária e escrita criativa com literacia da informação e dos media, e ainda com as artes plásticas. O envolvimento dos alunos, que trabalham em equipa, a qualidade dos trabalhos que realizam e a satisfação dos docentes que os acompanham, constituem indicadores quer do agrado em relação à dinâmica, quer da relevância das atividades.
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